Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Julho 2019
Legislativas Especial Semana à Sexta
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Formação de apicultura em Ponte de Sor

Sessão está dedicada a não apicultores que querem fazer colmeias para produção familiar de mel

27 Janeiro 2019

A QUERCUS, em parceria com a ADERAVIS - Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis, e com o apoio do Grupo Jerónimo Martins, está a organizar um ciclo de formações iniciais de apicultura.

Estas formações destinam-se sobretudo a não apicultores que pretendam adquirir algumas colmeias para produção familiar de mel e outros produtos da colmeia destinados ao auto-consumo.

A formação decorre durante um dia, com a parte teórica a desenvolver-se na parte da manhã e a parte prática no apiário, a decorrer no período da tarde. Pretende-se com esta formação dotar os candidatos de conhecimentos suficientes para o maneio apícola de um pequeno apiário ao longo do ano e ao mesmo tempo sensibilizá-los para a importância da conservação dos insectos polinizadores.

São objectivos destas acções:

- conhecer a vida social das abelhas e a sua biologia.

- os diversos produtos que se podem obter com a criação de abelhas.

- os cuidados e as regras com a instalação do apiário.

- todos os materiais e equipamentos necessários a esta actividade.

- a condução das colónias de abelhas ao longo do ano.

- multiplicação e Alimentação das abelhas.

- noções de sanidade apícola.

- os aspectos relacionados com a legislação em vigor.

Para a formação/prática da apicultura são necessários cuidados e equipamentos específicos que serão disponibilizados aos formandos para utilização nesse dia. A cada formando será também oferecido o “Manual do Apicultor” da autoria do Professor Rosário Nunes, obra que desde há muitas décadas tem auxiliado gerações de apicultores.

A primeira sessão decorre, no domingo, 3 de Fevereiro de 2019, em Ponte de Sor, na Herdade Casal Vale de Salteiros, com início às 09:30 horas, intervalo para almoço entre as 13:00 e as 14:00 horas, e a conclusão às 16:00 horas.

Depois desta sessão está outra agendada em Évora a 10 de Fevereiro.