Linhas de Elvas
Nutriprado
CCDRA Roteiro 2019
Elióptica Janeiro 2019
Linhas Rádio 2019
ULSNA Gripe
Sanielvas 358x90 - Nov17
ULSNA Gripe
Linhas Rádio 2019
Assine Já

Ministro da Defesa presente nos 360 anos da Batalha de Linhas de Elvas

Hastear da bandeira marcado para as 9h30 de 14 de Janeiro

09 Janeiro 2019

João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, preside às cerimónias de comemoração dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas, que se assinalam na segunda-feira, 14 de Janeiro.

O programa do dia contempla ainda, além das habituais actividades militares e militarizadas, a entrega da Medalha de Ouro do Concelho ao Exército Português, aprovado pela Câmara Municipal de Elvas, a 20 de Dezembro.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de Janeiro, segunda-feira, com o programa a ter início pelas 9h30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10h30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé, acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coro Beato Aleixo Delgado, a partir das 18 horas, e presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, culminando o programa deste dia com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.

Neste dia, é ainda assinalado o 141º aniversário do Centro Artístico Elvense, a partir das 15 horas, e o 64.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, nas sedes das colectividades, Praça da República e Rua Sá da Bandeira respectivamente.