Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Fevereiro 2019
Linhas Rádio 2019
ULSNA Gripe
Assine Já
ULSNA Gripe
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio 2019

Perto de fechar portas, 'Amigos da Ludoteca' dá espólio a Évora

Município fica encarregue do património da associação ao abrigo de algumas condições

21 Dezembro 2018

A Associação dos Amigos da Ludoteca de Évora vai cessar a actividade no final deste mês e decidiu doar o património ao município de Évora. O espólio da Ludoteca e Coleção do Brinquedo ficou entregue à câmara municipal após a assinatura da doação, que se realizou na quinta-feira, 20 de Dezembro de 2018, entre o autarca Carlos Pinto de Sá e Maria José Cardoso e Maria Domingas Louro da Associação.


A Ludoteca de Évora, a primeira ludoteca do país, foi fundada pela Dra. Josette Maria Cardoso em 1979, no Ano Internacional da Criança, e desde aí funciona num edifício cedido pela Câmara Municipal com o apoio da autarquia a vários níveis, sendo gerida desde a fundação pela Associação dos Amigos da Ludoteca.

A doação fica sujeita ao cumprimento das algumas condições como: manter o nome da fundadora e as valências Ludoteca e Museu do Brinquedo, sendo a Ludoteca um espaço aberto ao público e gratuito; garantir a conservação das peças do Museu do brinquedo; manter o inventário actualizado e público; a identificação das peças em exposição deve ser clara, indicando que pertenciam ao espólio da Associação, em caso algum o património, na totalidade ou em parte, pode ser transmitido a pessoas colectivas de direito privado.

Caso a autarquia não cumpra com estas condições a neta da fundadora da Associação fica com o direito de reverter a doação.