alimentos extremadura
Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Elióptica Fevereiro 2019
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio 2019

Federação de Portalegre participa no XXI Congresso Nacional da JS e elege representantes nos órgãos nacionais

Realizou-se, no decorrer dos dias 14, 15 e 16 de Dezembro o XXI Congresso Nacional da Juventude Socialista, que decorreu no Pavilhão Municipal de Almada.

19 Dezembro 2018

Realizou-se, no decorrer dos dias 14, 15 e 16 de Dezembro o XXI Congresso Nacional da Juventude Socialista, que decorreu no Pavilhão Municipal de Almada. Os trabalhos centraram-se na apresentação, discussão e votação do relatório de actividades do mandato que cessa e na apresentação, discussão e votação da Moção Global de Estratégia «Razões de Esquerda», única candidatura apresentada a sufrágio. Com uma votação expressiva, Maria Begonha, que encabeçava a lista candidata, foi eleita Secretária-Geral da JS.

A Federação de Portalegre da JS foi representada neste congresso pelos seus 21 delegados, que participaram activamente no desenrolar dos trabalhos.

O presidente da Federação de Portalegre da JS e director de campanha da única lista que se apresentou a votos, Eduardo Alves, dirigiu-se aos congressistas para enfatizar que “a JS precisa de aprofundar as suas causas de sempre e cumulativamente redescobrir e idealizar outras, da agenda ambiental à economia, até à necessidade de recuperarmos no nosso léxico e no nosso imaginário a ideia de um Estado Forte, como agente transformador da sociedade e das suas desigualdades”.

Os vice-presidentes João Pedro Meira e Bruno Mocinha também se dirigiram ao Congresso, abordando a necessidade do investimento público alavancar os territórios de baixa densidade e como as relações transfronteiriças são um trunfo para o desenvolvimento das zonas raianas, abrindo-lhes uma janela de oportunidades.

O Congresso elegeu a Comissão Nacional da Juventude Socialista, sendo eleitos como efectivos o Bruno Mocinha, vice-presidente da Federação e presidente da Concelhia de Elvas, João Pedro Meira, vice-presidente da Federação e presidente da Concelhia de Portalegre, e Rita Valério, presidente da Mesa da Federação e presidente da Concelhia de Gavião. Como suplentes do órgão foram eleitos João Silva, de Ponte de Sor, Ricardo Silva, de Portalegre, e Iolanda Cravinas, de Elvas.

O vice-presidente da Federação e Presidente da Concelhia de Castelo de Vide, João Diogo Carlos, passa a ser o representante do direito de voto da Federação na Comissão Nacional, e assim junta-se aos restantes seis eleitos neste órgão.

Para a Comissão Nacional de Jurisdição foi eleito para efectivo Filipe Luz, de Castelo de Vide.

A eleição do Secretariado Nacional e dos Representantes da JS no PS fica para a primeira comissão nacional do mandato, a ser agendada para Janeiro de 2019. Nesta primeira reunião do mandato vão também ser apreciadas e votadas as moções sectoriais apresentadas ao congresso, tendo o distrito de Portalegre apresentado quatro, pelos camaradas Diogo Aragonez, Filipe Luz, Marta Caixas Inácio e Mariana Messias sobre temas como a Desertificação, Acção Social no Ensino Superior, Natalidade e Relações Transfronteiriças.

Para o Presidente da Federação, Eduardo Alves, “é a maior representação da Federação de Portalegre que tenho memória e conhecimento na Comissão Nacional da JS. É um justo reconhecimento pela forma como a Federação e as suas concelhias têm mobilizado os jovens do Alto Alentejo para a sua agenda, crescendo em militantes, concelhias, e sobretudo, pela forma como temos liderado a proposta política. Não tenho dúvidas que os eleitos reproduzirão nos órgãos nacionais aquilo que fazem nos seus concelhos e no distrito: acrescentar uma mais-valia à estrutura e ao debate que nela tem de ser feito”.

Federação JS Congresso Nacional

Federação JS Congresso Nacional