alimentos extremadura
Linhas de Elvas
Elióptica Fevereiro 2019
Talho Escarduça
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Linhas Rádio 2019
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Liberdade Branco

Factura da luz desce em 2019, diz ministro

João Pedro Fernandes disse que a redução do valor resulta da diminuição em quase 17% da tarifa de acesso à rede

18 Dezembro 2018 | Fonte: Rádio Renascença

João Pedro Fernandes, ministro do Ambiente, disse esta terça-feira, 18 de Dezembro, que a factura da electricidade vai baixar em 2019 para todos os portugueses.

"A energia eléctrica vai baixar para todos os portugueses", disse o governante à margem de uma conferência sobre eficiência energética e hídrica organizada pela Agência para a Energia, que decorreu hoje em Lisboa, refere a Rádio Renascença.

Segundo Matos Fernandes, a redução do valor pago pela energia eléctrica resulta da diminuição de quase 17% da tarifa de acesso à rede, que beneficia os seis milhões de contratos existentes.

"Destes seis milhões cerca de um milhão estão no mercado regulado e esses são aqueles para os quais a ERSE fixa a tarifa e para esses podemos dizer que vai baixar 3,5%, nos outros a percentagem não há de ser muito diferente dessa, mas os contratos são diferentes entre si e portanto não podemos ser tão rigorosos na fixação desse valor. Agora, um euro e meio todos os portugueses vão pagar menos porque para todos a tarifa vai baixar", referiu.

O ministro indicou que para além da redução é possível os consumidores baixarem no preço da factura caso instalem luzes com potência inferior a 3,45 kva, pois aí o IVA deixa de ser a 23% e passa a ser a 6%.