Linhas de Elvas
Nutriprado
Neurofit
Talho Escarduça
Elióptica Abril 2019
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Liberdade Branco
Assine Já

Factura da luz desce em 2019, diz ministro

João Pedro Fernandes disse que a redução do valor resulta da diminuição em quase 17% da tarifa de acesso à rede

18 Dezembro 2018 | Fonte: Rádio Renascença

João Pedro Fernandes, ministro do Ambiente, disse esta terça-feira, 18 de Dezembro, que a factura da electricidade vai baixar em 2019 para todos os portugueses.

"A energia eléctrica vai baixar para todos os portugueses", disse o governante à margem de uma conferência sobre eficiência energética e hídrica organizada pela Agência para a Energia, que decorreu hoje em Lisboa, refere a Rádio Renascença.

Segundo Matos Fernandes, a redução do valor pago pela energia eléctrica resulta da diminuição de quase 17% da tarifa de acesso à rede, que beneficia os seis milhões de contratos existentes.

"Destes seis milhões cerca de um milhão estão no mercado regulado e esses são aqueles para os quais a ERSE fixa a tarifa e para esses podemos dizer que vai baixar 3,5%, nos outros a percentagem não há de ser muito diferente dessa, mas os contratos são diferentes entre si e portanto não podemos ser tão rigorosos na fixação desse valor. Agora, um euro e meio todos os portugueses vão pagar menos porque para todos a tarifa vai baixar", referiu.

O ministro indicou que para além da redução é possível os consumidores baixarem no preço da factura caso instalem luzes com potência inferior a 3,45 kva, pois aí o IVA deixa de ser a 23% e passa a ser a 6%.