alimentos de extremadura
Linhas de Elvas
Elióptica Novembro
Loja da Paula
Nutriprado
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco

Ensino

Reguengos escolhe personalidades para dar nome as escolas. E porque não Elvas?

Alberto Janes, António Gião, Joaquim Rojão, José Pires Gonçalves e Mnauel Papança são os nomes em cima da mesa.

06 Dezembro 2018

São 1300 alunos, pessoal docente e não docente que amanhã, 7 de Dezembro, vão votar as novas denominações para as escolas básicas n.º 1 e n.º 2 de Reguengos de Monsaraz, podendo escolher o nome da personalidade do concelho que pretendem para a sua escola.

O Município de Reguengos de Monsaraz propôs os nomes de Alberto Janes (1909-1971), António Gião (1906-1969), Joaquim Rojão (1846-1917), José Pires Gonçalves (1908-1984) e Manuel Augusto Mendes Papança (1818-1886), pretendendo através desta eleição incentivar a participação informada e activa das crianças, que intervêm assim directamente num assunto relevante para o seu estabelecimento de ensino.

Os alunos, o pessoal docente e o não docente de todas as escolas do primeiro ciclo do concelho e da Escola Básica n.º 1 vão escolher o nome para este estabelecimento de ensino. Para a nova denominação da Escola Básica n.º 2 apenas podem votar os alunos que estão matriculados nesta escola, assim como o pessoal docente e o não docente que está a exercer funções nesse estabelecimento de ensino.

E Elvas?

Todos os anos, por ocasião dos concursos de professores, é comum, no dia das apresentações, os docentes, vindos de outras localidades, 'confundirem' duas escolas básicas do concelho de Elvas, o que faz com que alguns professores de apresentem na escola errada. E porquê? Porque o Ciclo de Santa Luzia, designado por Escola Básica 2,3 nº1 de Elvas, pertence ao Agrupamento de Escolas nº2 e, por outro lado, a Escola Básica 2,3 nº2 de Elvas, o Ciclo da Boa-Fé, pertence ao Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas. Confuso?

Se o Ciclo Preparatório de Santa Luzia já de designou por "Escola Preparatória Gil Fernandes" porque foi retirado? Porque não devolver o nome à escola e terminar com as designações pouco claras e meramente distintivas por números? Personalidades elvenses, ligadas ao ensino, não faltarão para tornar mais identitários os nomes das escolas, tal como já acontece com a Escola Secundária de Elvas, que é Dom Sancho II.