Linhas de Elvas
Neurofit
Talho Escarduça
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Liberdade Branco

10 formandos da GNR agredidos em curso de formação

Curso de formação decorre nas instalações de Portalegre

02 Dezembro 2018 | Fonte: JN

Dez guardas em formação foram espancados por um formador durante um módulo do curso de formação de militares da GNR.

Segundo avança este domingo, 2 de Dezembro, o Jornal de Notícias, os recrutas sofreram graves lesões ao ponto de perderem os sentidos e um elemento ter ficado em risco de perder a visão.

Devido à gravidade das lesões, alguns formandos foram assistidos no Hospital de S. José em Lisboa, depois de terem passado pelo Hospital de Portalegre.

De acordo com o JN, o Comando da GNR “admitiu estar a decorrer um processo de averiguação para apurar as circunstâncias do sucedido”.

O JN diz que este incidente aconteceu durante o módulo ‘Curso de Bastão Extensível’, que decorreu entre 1 de Outubro e 9 de Novembro. Nesta aula, o candidato a militar é cercado por formadores com escudos que impedem a saída do ringue. O recruta está munido somente por um bastão de plástico revestido em esponja ou borracha e luta com o instrutor que está equipado com protecções nos joelhos, cotovelos e cabeça, além de luvas de boxe e agride o formando.

Os recrutas queixaram-se de agressões com pontapés na face e socos no nariz, ficando com fracturas no nariz e dedos das mãos. 

O 'Linhas' tentou entrar em contacto com a GNR de forma a apurar e confirmar mais informações,mas não obteve resposta.

Recorde-se que no Centro de Formação da GNR de Portalegre estão alistados cerca de 600 candidatos a militar.