euroace
Linhas de Elvas
CCDRA
A Loja da Paula - 25 Anos
Elióptica Boas Festas
Nutriprado
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco

Alentejo procura investimento chinês

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, foi um dos autarcas presentes na comitiva

29 Novembro 2018

Uma missão de captação de investimento estrangeiro para o Alentejo liderada por José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve na China entre 5 e 9 de Novembro no âmbito do projecto Alentejo Global Invest, promovido pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento do Alentejo.

A missão decorreu nas cidades de Xangai, Ningbo e Hong Kong e visou a obtenção de investimentos estruturantes para a competitividade da região nos sectores da mobilidade, logística e portos, agrícola e agroalimentar e tecnologias da informação.

No dia 5 de Novembro, a delegação efectuou reuniões com a China Tianying, a Federação do Comércio e da Indústria de Xangai e a Câmara de Comércio Silk Road, visitou a feira China International Import Expo e teve um encontro de trabalho com o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, no Consulado Geral de Portugal em Xangai. No dia seguinte, a comitiva teve reuniões com a Câmara de Comércio de Ningbo, com a Ningbo Hangzhou Bay New Zone e com o Presidente da Câmara Municipal de Ningbo, Qiu Dongyao.

O dia 7 de Novembro foi preenchido com reuniões na Zona de Comércio Livre de Ningbo e no Porto de Ningbo, o maior do mundo em tonelagem de carga movimentada anualmente, de forma a estreitar relações comerciais com o Porto de Sines. O último dia em Ningbo incluiu a apresentação do Alentejo à administração do Centro Nacional de Alta Tecnologia Industrial.

No dia 9 de Novembro, a missão de captação de investimento estrangeiro para o Alentejo esteve em Hong Kong, onde reuniu com a empresa China Harbour Engineering Company, a NWS Holdings e a Orient Overseas international Limited, tendo também realizado uma sessão de networking com empresas locais na sede da InvestHK.

Além de José Calixto, integraram a comitiva os presidentes das câmaras municipais de Alcácer do Sal, Sines, Odemira, Santiago do Cacém e Grândola, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, da Comunidade Portuária de Sines e da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, assim como por responsáveis da Universidade de Évora, da ADRAL, do AICEP Global Parques, da autarquia de Vendas Novas e da Caixa de Crédito Agrícola.