Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Abril 2019
Neurofit
Talho Escarduça
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Liberdade Branco

Ruas de Monsaraz com presépio de figuras em tamanho real

Decoração decorre de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro

28 Novembro 2018

As ruas da vila medieval de Monsaraz recebem de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro um presépio com figuras em tamanho real.
O presépio de rua de Monsaraz é um projecto concebido há 19 anos pela escultora Teresa Martins e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede cobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e mãos feitas em cerâmica, além de estarem iluminadas durante a noite.

Nas esculturas figuram os Reis Magos, pastor, guardas do castelo, oleiro, almocreve, lavadeira e fiadeira, que se dirigem a Virgem Maria, São José e Menino Jesus, localizados no Castelo.

O presépio de Monsaraz é uma iniciativa que está integrada na programação do Natal das Freguesias. A vila medieval recebe também no dia 22 de Dezembro (17h), o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de Janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de Dezembro (13h) a Festa de Natal dos Seniores e Reformados da Freguesia. No dia 13 de Dezembro há espectáculos de marionetas na Escola Básica n.º 2, no Jardim de Infância e Creche e Aparece de Reguengos de Monsaraz, no Jardim de Infância e Escola Básica n.º 1 de Caridade e no Jardim de Infância de Perolivas. A 19 desse mesmo mês o espectáculo de marionetas é na Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, no dia seguinte decorre no Jardim de Infância e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz e no Solar de São Lucas e no dia 21 Dezembro na Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de Dezembro, às 17h, é inaugurado o presépio de rua e a Exposição de Presépios na Casa do Barro. A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense actua a 6 de Dezembro, pelas 14h30, em Carrapatelo, e às 16h em Santo António do Baldio. No dia 23 de Dezembro realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense com a apresentação do maestro Carlos Bia.

O Natal das Freguesias integra também presépios de rua com as figuras da Sagrada Família em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. A inauguração dos presépios vai decorrer no dia 1 de Dezembro, a partir das 18h, com a actuação do Grupo Coral os Bel’Aurora.