alimentos de extremadura
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Boas Festas
CCDRA
A Loja da Paula - 25 Anos
Liberdade Branco
Assine Já
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17

Ruas de Monsaraz com presépio de figuras em tamanho real

Decoração decorre de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro

28 Novembro 2018

As ruas da vila medieval de Monsaraz recebem de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro um presépio com figuras em tamanho real.
O presépio de rua de Monsaraz é um projecto concebido há 19 anos pela escultora Teresa Martins e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede cobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e mãos feitas em cerâmica, além de estarem iluminadas durante a noite.

Nas esculturas figuram os Reis Magos, pastor, guardas do castelo, oleiro, almocreve, lavadeira e fiadeira, que se dirigem a Virgem Maria, São José e Menino Jesus, localizados no Castelo.

O presépio de Monsaraz é uma iniciativa que está integrada na programação do Natal das Freguesias. A vila medieval recebe também no dia 22 de Dezembro (17h), o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de Janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de Dezembro (13h) a Festa de Natal dos Seniores e Reformados da Freguesia. No dia 13 de Dezembro há espectáculos de marionetas na Escola Básica n.º 2, no Jardim de Infância e Creche e Aparece de Reguengos de Monsaraz, no Jardim de Infância e Escola Básica n.º 1 de Caridade e no Jardim de Infância de Perolivas. A 19 desse mesmo mês o espectáculo de marionetas é na Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva, no dia seguinte decorre no Jardim de Infância e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz e no Solar de São Lucas e no dia 21 Dezembro na Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de Dezembro, às 17h, é inaugurado o presépio de rua e a Exposição de Presépios na Casa do Barro. A Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense actua a 6 de Dezembro, pelas 14h30, em Carrapatelo, e às 16h em Santo António do Baldio. No dia 23 de Dezembro realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense com a apresentação do maestro Carlos Bia.

O Natal das Freguesias integra também presépios de rua com as figuras da Sagrada Família em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. A inauguração dos presépios vai decorrer no dia 1 de Dezembro, a partir das 18h, com a actuação do Grupo Coral os Bel’Aurora.