euroace
Linhas de Elvas
Alimentos de Extremadura
Nutriprado
Elióptica Novembro
Bricoelvas
Liberdade Branco
Liberdade Branco
Bricoelvas
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

ENOVE+ aproxima estudantes às empresas (c/fotos)

Sessão decorre no Coliseu Comendador Rondão Almeida

Alexandre Levezinho

07 Novembro 2018

O Coliseu de Elvas está a receber a 11ª edição do ENOVE+, a Feira de Emprego e Empreendedorismo.

Durante os dias 7 e 8 de Novembro este espaço albergar mais de 40 expositores de entidades públicas e privadas de vários sectores de forma a potenciar e promover o emprego e empreendedorismo.

Após a sessão de abertura, que contou com a visita do secretário de estado da Valorização do Interior, João Catarino. O governante indicou a importância destas iniciativas para centrar trabalhadores nas regiões do interior do país.

“É pelo emprego que as pessoas se realizam profissionalmente e pessoalmente. Se não tivermos emprego não teremos neste território mais jovens e pessoas em idade activa. Daí a importância desta feira. Também o facto de estar associado ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) reforça a necessidade de aproximar o ensino superior do tecido empresarial para que o conhecimento que é transferido e produzido para essas entidades seja o mais ajustado possível às realidades do território”, disse.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, assinalou o empenho dos jovens e das empresas nestas acções, onde espera que seja mais um passo na luta contra o desemprego da região.

“Vejo uma aproximação entre alunos e entidades que é desejável. É aproximar quem se anda a formar num mundo onde existe efectivamente desemprego. Tem vindo a decrescer, mas é uma batalha que se ganha todos os dias. Daí que é fundamental o papel do IPP, não só na formação como na ponte com o mundo empresarial. Esperamos que a partir daqui se possa fazer a transferência para o mercado de trabalho que tão necessário é para os nossos jovens”, apontou o autarca.

Albano Silva, presidente do IPP, pediu a João Catarino mais e melhores acessos de forma a aproximar os municípios do distrito e vincou a importância de ligar estudantes às empresas da região.

“Entre todas as iniciativas do IPP esta é um evento muito especial. A instituição sai das suas escolas, da sua zona de conforto e vai ao encontro dos parceiros empresariais. Damos aos nossos estudantes, durante dois dias experiências de diversificadas de conhecimento, lazer e convívio”, afirmou.

O Programa do ENOVE+ conta com várias demonstrações e workshops. Igualmente vão ser entregues os galardões Poliempreende Nacional e os prémios ENOVE+.