euroace
Linhas de Elvas
Elióptica Novembro
Alimentos de Extremadura
Nutriprado
Bricoelvas
Liberdade Branco
Bricoelvas
Assine Já
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17

Sábado, 10 de Novembro, das 14 às 18:30h no CNT

Conferência 'Eu Quero Elvas a Crescer' esta tarde

“Olhar o futuro. Trazer ideias e implementá-las”. Estas podem ser expressões que sintetizam o propósito dos organizadores da 1ª edição da Conferência “Eu Quero Elvas a Crescer”, que se realiza este sábado, 10 de Novembro, na cidade de Elvas. O evento, com entrada livre, decorre entre as 14 e as 18,30 no Centro de Negócios Transfronteiriço.

10 Novembro 2018

É este sábado, dia 10 de Novembro, que se realiza no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, entre as 14 e as 18h30h, a 1ª Conferência "Eu Quero Elvas a Crescer" .

O evento, promovido pelo semanário Linhas de Elvas e pela Booksfactory Editores, destina-se a todos aqueles que se interessam pelo futuro de Elvas e da região. A entrada é livre. 

Focada na vertente económica, quer quantitativa, quer qualitativa, esta iniciativa pretende juntar ideias e planos de acção, para que este possa constituir o ponto de partida para´o crescimento que todos almejam.

Crescimento que passa, essencialmente, pelo sector privado. Pensar, Planear e Fazer, podem ser os três verbos principais a usar para que, de modo transversal, a sociedade entenda que está nas suas mãos o seu próprio futuro. Sem descurar as necessárias parcerias com os diferentes poderes públicos, são os empresários e outros profissionais, os motores de um desenvolvimento que urge fazer acontecer.

Há passos dados, outros em construção, mas necessitamos de criar mais sinergias e estratégias comuns que nos permitam alcançar escala para chegarmos mais longe. Os diagnósticos há muito que estão feitos. O passado está lá atrás. Hoje, queremos discutir e pensar o futuro, mas para decidir. Mais do que conversa, há que AGIR.

Venha, traga as suas ideias, fale dos seu projectos, se assim o entender, e contribua para que todos juntos sejamos suficientemente coesos para levarmos por diante um projecto comum: ter melhor qualidade de vida para todos os que já cá estão e para os que se quiserem juntar a nós, potenciando o crescimento da população, aumentando a riqueza produzida.

A qualificação é um dos nossos maiores deficit's. É por isso que nos focámos no ensino superior e secundário. Fátima Pinto, Directora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, irá dar-nos conta de uma parte do que importa nesta área. Do mesmo modo, Francisco Mondragão, Professor na Escola Superior Agrária, irá explicar-nos, entre outras questões, o que o ensino universitário pode fazer pela região, sem esquecer uma das suas principais competências profissionais: a agricultura e os bons exemplos nesta área. 

João Bagulho, abordará o potencial desportivo  do concelho, que tem uma importante infra-estrutura desportiva sem esquecer a componente equestre, segmento de enorme potencial turístico e, consequentemente, económico.

José Miguel Leonardo, é Presidente em Portugal da Randstad, uma das grandes multinacionais do sector de recursos humanos em todo o mundo. Um profissional que exerceu ainda cargos de gestão em vários pontos do mundo e com uma abrangente perspectiva sobre o que fazer para crescer mais e melhor. 

João Amaro Cipriano, economista e revisor oficial de contas, vai trazer-nos uma visão analítica sobre as oportunidades de investimento. 

Carlos Correia Dias, presidente da AIAR, uma das mais dinâmicas associações culturais da região, irá "retratar a alma, as características e as idiossincrasias de Elvas que a tornam distinta das outras urbes do Alentejo e como tal detectar vectores de desenvolvimento e caminhos a seguir."

O Presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, encerrará o painel de oradores.

Mas mais importante, será o que se seguirá. A participação do público, a sua participação. Venha e faça perguntas, comente ou dê a sua opinião.  

Não deixe passar esta oportunidade. Juntos, vamos criar um futuro construído por todos nós.

 Olhar o futuro. Trazer ideias e implementá-las

São nove os oradores - da universidade à gestão, passando pela formação, economia e comunicação, entre outras áreas - que vão levar ideias, reflexões e apontar caminhos.

À quantidade, é absolutamente necessário adicionarmos aspectos qualitativos, para que o crescimento preconizado seja, “além de efectivo, harmonioso e com repercussões na qualidade de vida das populações, sejam residentes, actuais e novos, ou visitantes”, refere João Alves e Almeida. O director do semanário “Linhas de Elvas”, co-organizador do evento, adianta que “na banca, seguros, medicina, gestão, finanças e em bastantes outros sectores, muitos são os filhos desta terra que podem dar o seu contributo para que Elvas possa crescer com qualidade e inteligência”.

Sendo um projecto da iniciativa privada, tem como propósito primordial o fomento da discussão de ideias apontando, sobretudo, ao futuro de modo a tornar o concelho e a região, através de todos os seus agentes económicos e demais parceiros, numa unidade de território relevante, capaz de atrair novos habitantes e investimentos. A estes pressupostos não é alheia, antes pelo contrário, a ideia de promoção da qualidade de vida. E por qualidade, podemos entender “o ambiente, os serviços de educação e saúde, a programação cultural e o acesso à mesma pela população, entre diversos outros factores”, diz ainda, em comunicado, a organização.

No mesmo documento, pode ainda ler-se que “o que importa é passar da teoria à acção, para que nesse percurso, Elvas, cidade Património da Humanidade, passe a figurar entre as mais inovadoras e atraentes para se viver”. Os cidadãos estão convidados. Os empresários, em particular, são desafiados a participar activamente através de investimento, parcerias e projectos, na construção de uma nova era.

A 1ª Conferência "Eu Quero Elvas a Crescer" é uma organização do semanário “Linhas de Elvas” e da Booksfactory - Editores e Consultores Editoriais.
A iniciativa, com periodicidade anual, conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas. A entrada é livre. Mais informação em www.euqueroelvasacrescer.eu

Esclarecimento

No website da Conferência temos disponível um formulário para os interessados em participar se inscreverem. Face a vários pedidos de esclarecimento que têm chegado à nossa redacção, informamos que a inscrição não é obrigatória.
O acesso à Conferência é livre e gratuito. A inscrição destina-se apenas a termos, por um lado, um indicador do número de participantes e, por outro, podermos enviar, a seguir ao evento, a documentação com as conclusões. Para esse efeito, utilizaremos o endereço de email que nos seja facultado na inscrição.