euroace
Linhas de Elvas
Elióptica Novembro
Nutriprado
Liberdade Branco
Bricoelvas
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Liberdade Branco

Automóveis portugueses são dos mais velhos na União Europeia

A Associação do Comércio Automóvel de Portugal considera a situação preocupante e aponta o fim dos incentivos ao abate de viaturas e a crise económica com os principais motivos para esta quebra.

13 Setembro 2018 | Fonte: Económico

A idade média dos automóveis ligeiros de passageiros em Portugal aumentou para o valor mais elevado de sempre, superando a média europeia. A Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) considera a situação preocupante e aponta o fim dos incentivos ao abate de viaturas e a crise económica com os principais motivos para esta quebra, avança o “Jornal de Negócios”.

Desde 2000, a idade média das viaturas passou de 7,2 anos para 12,6 anos. No entanto, a tendência de envelhecimento em Portugal já vem de trás: em 1995, a idade média dos ligeiros de passageiros cifrava-se em apenas 6,1 anos. O envelhecimento do parque automóvel de Portugal coloca Portugal mais perto dos valores registados nos países de Leste do que da Europa Ocidental.

A idade média dos veículos comerciais é ainda mais avançada: 13,7 anos. Já nos pesados de mercadorias é de 14,7 anos e nos pesados de passageiros ascende a 14,8 anos.