Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Neurofit
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Liberdade Branco
Assine Já

Elvas

Comissão Municipal de Protecção Civil sinaliza mais habitações para situações de emergência

A Comissão Municipal de Protecção Civil reuniu, esta quinta-feira, dia 9, na Câmara Municipal de Elvas com o objectivo de abordar assuntos inerentes ao desenvolvimento operacional de Protecção Civil Municipal.

09 Agosto 2018

A Comissão Municipal de Protecção Civil reuniu, esta quinta-feira, dia 9, na Câmara Municipal de Elvas com o objectivo de abordar assuntos inerentes ao desenvolvimento operacional de Protecção Civil Municipal.

Em cima da mesa esteve, entre outros, o incêndio urbano ocorrido na madrugada do passado dia 4, no Centro Histórico da cidade, dando-se conhecimento a esta Comissão da actuação dos serviços municipais para com a família elvense. O Município, no âmbito das competências próprias que lhe estão atribuídas por lei, encetou, desde o primeiro momento até ao dia de hoje, esforços e contactos junto de alguns parceiros sociais para garantir bens de primeira necessidade. A autarquia assegurou o realojamento temporário da família afectada numa habitação propriedade do município.

Tendo em conta o enquadramento legislativo, e mesmo tendo já o município uma habitação destinada a situações de emergência desta natureza, uma vez que a que estava disponível foi agora ocupada, aprovou esta Comissão sinalizar mais duas habitações sociais para este efeito.

Por parte da Câmara Municipal de Elvas esteve presente o vice-presidente da Autarquia, Cláudio Carapuça; o coordenador Municipal de Protecção Civil, Tiago Bugio; a responsável pelo Gabinete Técnico Florestal Municipal, Raquel Barrena; para além de representantes das juntas de freguesia, forças de segurança, segurança social, a autoridade de saúde local, entre outros.

Assim sendo, os elementos que constituem a Comissão, aprovaram a ata da Comissão de 5 de Junho deste ano, e procedeu-se a uma acção de sensibilização e formação dos agentes de protecção civil e entidades colaborantes no accionamento do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil (PMEPC).

Neste encontro de trabalho foi apresentada a rectificação do PMEPC, abordando os riscos e perigos existentes no concelho de Elvas, com especial preocupação para os acidentes rodoviários, ferroviários e de matérias perigosas, assim como os critérios de activação e as funções de todos os agentes de Protecção Civil e entidades colaborantes.

Após esta submeteu-se a votação a aprovação do parecer favorável para submissão deste plano a aprovação, tendo sido o mesmo aprovado por unanimidade.

Foi também abordado o Plano de Contingência para temperaturas extremas e adversas, no módulo de calor, tendo a autoridade local de saúde referido que iria proceder à actualização deste.

Comissão Municipal Protecção Civil