Linhas de Elvas
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Nutriprado
Linhas Rádio
Linhas PDF

Autárquicas 2017/Elvas

CDU reuniu com administração do Hospital de Santa Luzia

A candidatura da CDU aos órgãos autárquicos de Elvas solicitou uma reunião à administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA) para transmitir a sua preocupação e obter esclarecimentos sobre a situação actual da unidade de saúde.

25 Agosto 2017

A candidatura da CDU aos órgãos autárquicos de Elvas solicitou uma reunião à administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo (ULSNA), entidade que gere o Hospital de Santa Luzia e os Centros de Saúde do concelho, para transmitir a sua preocupação e obter esclarecimentos sobre a situação actual da unidade de saúde. A carência de meios humanos, que na opinião da CDU, pode vir a ainda aumentar com a criação do novo serviço de "Alta Resolução".

Considerando que os autarcas devem ter um papel activo na defesa do Serviço Nacional de Saúde e da prestação de cuidados de saúde com qualidade no concelho, e preocupados com o alerta lançado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses sobre a falta de enfermeiros e de assistente operacionais no Hospital de Santa Luzia, nomeadamente no serviço de ortopedia, a CDU solicitou esta reunião junto da ULSNA.

A candidatura da CDU espera que esta reunião tenha servido para deixar a administração sensível às necessidades sentidas, quer pelos trabalhadores do hospital, quer pelos utentes e que esta venha a tomar rapidamente as medidas necessárias para suprimir estas carências, nomeadamente através da contratação de mais pessoal, seja na enfermagem, seja noutros sectores.

A delegação da candidatura composta por Manuela Cunha, cabeça de lista à Câmara Municipal de Elvas; Filipe Mota, cabeça de lista à Assembleia Municipal e João Orelhas, actual representante da CDU na Assembleia Municipal, colocou ainda um conjunto de outras preocupações, tais como a inexistência de preparação para o parto nos Centros de Saúde, a inexistência de resposta às necessidades da população na área da saúde oral, defendendo a importância da existência de dentista no Serviço Nacional de Saúde em Elvas. Foi ainda solicitada pela CDU esclarecimento à administração sobre denuncias feitas nas redes sociais relativas à inexistência de vacinas, enquadradas no Plano Nacional de Vacinação, nos Centros de Saúde. Problema que a Administração disse desconhecer existir.