Linhas de Elvas
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas PDF

"Nós Cidadãos" esclarece diálogo com o CDS-PP

08 Janeiro 2016

A coordenadora distrital do "Nós Cidadãos", Paula Lebre, esclareceu quinta-feira, dia 7 de Janeiro, as razões que levaram, em sintonia com a Comissão Política Nacional, a aceitar o convite do CDS-PP de Elvas para "conversar sobre a cidade e os seus cidadãos".

O "Nós Cidadãos" explica que, em primeiro lugar, "por educação não se nega um convite de boa fé", por outro, "por dever cívico uma vez que a política peca por jogos políticos a bem dos partidos em detrimento da conversa aberta ou debates pelo bem comum" e, por outro lado, "por coerência de valores de direito plurar de pensamento, de opinião e sobretudo do direito de acção que o 'Nós Cidadãos' defende".
Paula Lebre refere que o "Nós Cidadãos" tem "aceite os convites de várias formações partidárias à direita e à esquerda, para debater o bem comum".
"A falta de iniciativa ou de interesse por parte das forças politicas locais em promover espaços e oportunidades de debate sem preconceitos ideológicos, com liberdade de expressão tem desmobilizado a participação dos cidadãos nas questões e problemas colectivos num ambiente egocêntrico em que cada um por si resolve os seus problemas com os recursos a que tiver acesso", salienta em comunicado.
No comunicado pode ler-se ainda que o
 "Nós Cidadãos" nasceu "da vontade e coragem em restaurar a dignidade dos actores políticos e da vida pública promovendo a emancipação cívica onde o exercício de cidadania de cada individuo passe a ser consequente nas decisões que afectam o bem comum e não um veículo promotor de interesses pessoais e gananciosos.
Só com maturidade democrática, que se revela no respeito pelo direito à diferença, se consegue reactivar na esfera pública o espaço de debate em liberdade e em que cada cidadão tenha poder deliberativo nos assuntos de forma a desenvolver processos de formação democrática e de sentimento colectivo na construção do futuro.
Novos hábitos urgem na política local para reconquistar a confiança dos cidadãos nos actores políticos. O sentido de missão pelo bem comum não pode ser um conflito ao sentido de missão de um partido ou de outras elites.
"Nós Cidadãos" é o espaço de intervenção cívica em que , sem perder a sua identidade nos verdadeiros valores sociais democratas pretende reconquistar a dignidade da vida publica sob a égide dos valores éticos , de transparência e de direito à diferença .
Em modo de esclarecimento, o NC tem uma direcção bem definida nos valores da social democracia em que cada cidadão será bem vindo e terá um papel de construção.
Unir os valores éticos de todos os cidadãos é a maior força para recuperarmos a dignidade cívica colectiva e assim o renascimento da integridade nos actos políticos. Cidadania é um acto de construção", conclui o "Nós Cidadãos".