Linhas de Elvas
Nutriprado
CCDRA 3º Trimestre 2019
Elióptica Natal 2019
Liberdade Branco
Jocriauto
Liberdade Branco
Assine Já
Jocriauto
Sanielvas 358x90 - Nov17

Legislativas 2019

Sondagem: PS à frente da CDU no distrito de Évora

Analisando os últimos 20 anos, os resultados nas eleições legislativas no distrito de Évora têm mostrado um equilíbrio na votação entre as principais forças políticas.

04 Outubro 2019

O Partido Socialista venceria as eleições legislativas, se fossem hoje, no distrito de Évora, conquistando dois de três mandatos em disputa neste círculo eleitoral.

O estudo de opinião hoje divulgado e efectuado pela Eurosondagem/Associação Mutualista Montepio para o jornal “Linhas de Elvas” revela que os socialistas Capoulas Santos e Norberto Patinho serão eleitos, enquanto a CDU elege João Oliveira. Sem qualquer deputado em posição de eleição fica o PSD e o CDS-PP, que, nas eleições de há quatro anos, elegeram em coligação um mandato.

De acordo com este estudo, nas eleições do próximo dia 6 de Outubro, os socialistas parecem repetir a noite eleitoral de 2005, altura em que o PS elegeu dois deputados contra um da CDU no distrito de Évora. Nas legislativas de 2009, 2011 e 2015, os três mandatos foram repartidos, um cada um, pelo PS, CDU e a coligação PSD/CDS-PP.

Analisando os últimos 20 anos, os resultados nas eleições legislativas no distrito de Évora têm mostrado um equilíbrio na votação entre as principais forças políticas. Em 1999, o PS venceu com dois deputados, a CDU elegeu um mandato e o PSD outro. Em 2002, o PS venceu as eleições, tal como nas anteriores, mas conseguiu apenas um mandato, sendo os restantes dois distribuídos por PSD e CDU. O melhor resultado do PS foi alcançado em 2005, elegendo dois deputados, e a CDU conseguiu manter um mandato. À semelhança desse ano, a sondagem para as legislativas de 2019 aponta para a perda do único deputado que o PSD tinha no Alentejo Central.

Nas últimas eleições legislativas, o PS voltou a vencer no distrito de Évora com 37,53% dos votos (29,07 em 2011), seguido da coligação Portugal à Frente com 23,94% (PSD com 27,47% em 2011) e da CDU, que obteve 21,91%1 (22,06% em 2011).

Ficha Técnica

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem para o jornal O SOL, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira, Diário Insular dos Açores, Açoreano Oriental, Aurora de Lima, Gazeta das Caldas, Jornal da Bairrada, Linhas de Elvas, Postal do Algarve, Reconquista, Região de Leiria, O Setubalense e Voz de Trás dos Montes, com o patrocínio da Associação Mutualista Montepio, de 25 de Setembro a 1 de Outubro de 2019.

Entrevistas telefónicas, realizadas por entrevistadores seleccionados e supervisionados, para telemóveis e telefones da rede fixa.

O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e Regiões Autónomas.

Foram efectuadas 2319 tentativas de entrevistas e, destas, 248 (10,7%) não aceitaram colaborar no Estudo de Opinião.

O erro máximo da Amostra é de 2,15%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Um exemplar deste Estudo de Opinião está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.