acerca otoño 2
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Sanielvas 358x90
Linhas PDF

Deputada questiona Central Nuclear de Almaraz

16 Julho 2015

A deputada do PS, Sandra Cardoso, questionou quarta-feira, dia 15 de Julho, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, sobre a "situação crítica" da central nuclear de Almaraz, em Espanha.

Num requerimento entregue na Assembleia da República, a deputada socialista, eleita pelo círculo de Portalegre, questiona o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia sobre as diligências que o Governo português empreendeu junto das autoridades espanholas no sentido de "agilizar a instalação das válvulas de segurança em falta" na central nuclear.
A central de Almaraz, a mais próxima da fronteira portuguesa, "chumbou", recentemente, num teste de resistência pedido pela Greenpeace, evidenciando a falta do mesmo tipo de válvulas que permitiu o acidente nuclear em Fukushima, Japão.
Sandra Cardoso quer saber se o Governo português "está ciente da situação exposta" e se existe "algum plano de contingência para enfrentar uma situação de risco nuclear, particularmente nos territórios mais próximos da fronteira".
"Que contactos têm sido feitos com as autarquias dos distritos de Portalegre e Castelo Branco sobre a matéria em apreço", pergunta ainda a deputada.
A central nuclear de Almaraz, a funcionar desde o início da década de 1980, está situada junto ao Rio Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Portalegre e Castelo Branco.