euroace
Linhas de Elvas
CCDRA
Elióptica Boas Festas
A Loja da Paula - 25 Anos
Nutriprado
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Liberdade Branco

Meios aéreos vigiam país este fim-de-semana

Distritos de Portalegre, Santarém, Beja e Castelo Branco estão em alerta muito elevado de incêndio

21 Julho 2018 | Fonte: Rádio Portalegre

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) está com meios aéreos a vigiar a região este fim-de-semana. Os distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Beja estão em alerta muito elevado de incêndio.

Em comunicado a ANPC explica que os aviões de avaliação e coordenação aérea realizam, este sábado e domingo (21 e 22 de Julho), voos de vigilância e monitorização no norte e sul do país devido ao risco de incêndio.

Segundo o Ministério da Administração Interna, os voos de vigilância e monitorização vão sobrevoar as regiões da Beira Alta, Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como a península de Setúbal, litoral e interior do Alentejo e Algarve.

Estes aviões estão dotados de capacidade de observação e recolha de imagens relativas às manchas florestais e às áreas adjacentes sobrevoadas.

Os aviões de avaliação, reconhecimento e coordenação fazem parte dos meios aéreos que compõem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais e estão a operar desde 1 de julho a partir dos centros de meios aéreos de Viseu e de Ponte de Sor.

 Na sexta-feira, a ANPC alertou para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

A ANPC salienta que o tempo quente e o vento moderado são “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.

A Protecção Civil recorda que não é permitido, nomeadamente, fazer fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos, lançar foguetes, fumar ou fazer qualquer lume em espaços florestais.