Linhas de Elvas
Elióptica Junho 2018
Nutriprado
Bricoelvas
Teatro Romano Mérida
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Bricoelvas
Teatro Romano Mérida
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Linhas Rádio
Américo Nunes

CDS quer moradores do interior a deduzir portagens no IRS

Partido apresentou propostas de benefícios fiscais para o interior que serão debatidos esta sexta-feira

05 Julho 2018

A presidente do CDS-PP defendeu, esta quinta-feira, a possibilidade dos moradores do interior deduzirem as portagens no seu imposto. A proposta, que Assunção Cristas quer que seja aceite consensualmente, chega com a promessa de ser a primeira de muitas outras no âmbito do "Estatuto Fiscal para o Interior" elaborado pelo Gabinete de Estudos do partido e que vai hoje ser discutido esta sexta-feira no parlamento.
A actual presidente do CDS-PP explica que o partido tem trabalhado para "apresentar um conjunto muito significativo de propostas que passam, por exemplo, por ter uma taxa de IRS pela metade quando estamos a falar de residentes no interior. Passa por deduzir todos os custos com transporte, sejam portagens, sejam custos de comboio ou, por exemplo, combustíveis para automóveis". O partido defende ainda que, no caso das empresas, o IRC devia “baixar significativamente”, para 10% para todas, com um valor colectável de apenas 15 mil euros, já que "todas as empresas são necessárias no interior, das mais pequenas às maiores, e também queremos que as pequenas possam passar a ser médias e, porventura, um dia possam passar a ser grandes", sublinha.

Assunção Cristas, que falou à comunicação social numa visita a uma empresa em Castelo Branco, afirmou ainda que no caso de investimento directo estrangeiro em Portugal, o interior deve ter um regime próprio mais favorável, com incentivos para a instalação das empresas como a descida para metade do limiar de investimento para apoios.