Linhas de Elvas
Neurofit
Talho Escarduça
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019
Assine Já
Liberdade Branco

Governo deixa Alentejo de fora do Programa Nacional de Investimentos 2030

Primeiro debate público marcado para esta terça-feira sem projectos alentejanos em cima da mesa

19 Junho 2018

O Governo inicia esta terça-feira uma discussão pública sobre o Programa Nacional de Investimentos 2030, de modo a definir as prioridades de investimentos infra-estruturais estratégicos de médio e longo prazo nos sectores da Mobilidade e Transportes, Ambiente e Energia.

No debate, que se prevê repetir por vários pontos do país, estão já em cima da mesa dezenas de projectos de investimento, metade dos quais ferroviários.

A linha de Cascais, o troço Braço de Prata - Chelas, a linha Espinho – Oliveira de Azeméis, a linha do Algarve e o troço Bombel – Poceirão, são algumas das áreas abordadas neste programa que, para já, deixa de fora o Alentejo e Douro.

Para além dos referidos anteriormente, outros projectos abordados pelo governo esta terça-feira dão sequência aos investimentos do Ferrovia 2020 (actualmente em curso), mas no caso do Alentejo e Douro, a continuidade dos investimentos do Ferrovia 2020 pode não estar assegurada.

Foram 40 os projectos escolhidos sendo que a modernização do pequeno troço entre Casa Branca e Beja ficou de fora, arriscando a viabilidade e continuidade do troço não electrificado.

No caso do Douro, o projecto de electrificação da linha entre a Régua e o Pocinho, bem como os estudos para a reabertura até à fronteira de Barca de Alva foram também, para já, descartados pelo actual executivo.

fonte:Público