Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Junho 2018
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Bricoelvas
Teatro Romano Mérida
Teatro Romano Mérida
Sanielvas 358x90 - Nov17
Américo Nunes
Linhas Rádio
Assine Já
Bricoelvas

50 mil carros com matrícula cancelada "desapareceram"

Um terço dos veículos cuja matrícula foi cancelada em 2016 têm paradeiro desconhecido.

20 Fevereiro 2018

Segundo a denúncia apresentada por uma associação ambientalista esta terça-feira, 50 mil veículos em fim de vida terão “desaparecido”. Tratando-se de quase um terço do total de matriculas canceladas em 2016, a associação salienta a gravidade da situação, já que se trata de um resíduo perigoso.

“Temos uma situação em que existem muitas dúvidas sobre o destino de um terço dos 149.431 veículos, cuja matrícula foi cancelada em 2016”, refere o comunicado da Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero.

As baterias e os óleos usados, assim como outros componentes dos automóveis, são resíduos perigosos e, por isso, as viaturas em fim de vida devem ser encaminhadas para operadores devidamente preparados para a sua descontaminação, “o que pode não ter sido o caso destes cerca de 50 mil” veículos, segundo explica a Zero com base nos dados do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) sobre o cancelamento de matrículas em 2016.

Entre as situações detectadas e denunciadas pelos ambientalistas, destacam-se cancelamentos de matrículas sem emissão do obrigatório certificado de destruição e cancelamentos de matrículas por exportação a pedido do interessado.

A organização de defesa do ambiente comentou a situação, afirmando que no caso as excepções se tornaram regra e que “muitos destes veículos acabam em sucateiros ilegais” que “ não têm sido alvo de uma adequada fiscalização”.

fonte:CM