Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Regresso às Aulas
Liberdade Branco
Bricoelvas
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Bricoelvas

Uso excessivo da internet leva a várias perturbações psicológicas

A UTAD fez um estudo sobre a sintomatologia patológica decorrente do uso da internet

14 Fevereiro 2018

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) fez um estudo sobre as dependências no uso da Internet, associadas a sintomatologias psicopatológicas.

A investigação, que teve como amostra 418 indivíduos de todo o país, realçou a adição à internet e o seu uso excessivo e desregrado como “factor precipitante para o desenvolvimento de sintomatologia patológica” ao nível da depressão, ansiedade, hostilidade e sensibilidade inter-pessoal.

Acerca da personalidade demonstrou-se também que “o neuroticismo elevado, caracterizado pela instabilidade emocional, e a baixa conscienciosidade, caracterizada pela falta de organização, disciplina e regras, evidenciam-se como fortes predictores da adição à Internet”.

Segundo o estudo da Universidade transmontana, os videojogos e as redes sociais têm forte relação com a problemática, também a idade constitui um factor importante, já que “o comportamento abusivo, qualquer que seja, e sobretudo na adolescência, que é um lugar de todos os perigos porque a identidade está ainda em busca de um caminho, deve ser considerado um sinal, um sintoma de que algo não está a correr bem”.