euroace
Linhas de Elvas
Alimentos de Extremadura
Elióptica Novembro
Nutriprado
Liberdade Branco
Bricoelvas
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Assine Já

Drones e helicópteros equacionados para controlar velocidade nas estradas

A velocidade nas estradas de Portugal poderá vir a ser controlada por drones e helicópteros da Protecção Civil. Esta é uma intenção do Governo que, para além destas possibilidades, equaciona instalar mais radares e inibir o sinal de telemóvel ao volante com concordância das operadoras móveis.

23 Janeiro 2018

A velocidade nas estradas de Portugal poderá vir a ser controlada por drones e helicópteros da Protecção Civil. Esta é uma intenção do Governo que, para além destas possibilidades, equaciona instalar mais radares e inibir o sinal de telemóvel ao volante com concordância das operadoras móveis.

O secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves, esclarece que estas são medidas que devem contrariar o "preocupante" aumento do número de mortos nas estradas no ano passado, dando como exemplo as soluções seguidas em Espanha e França.

A tutela estuda também "aplicações com as operadoras para diminuir o uso de telemóvel", incluindo "inibições de sinais" com respostas automáticas para chamadas recebidas que indicam que "o condutor está ao volante e não pode atender a chamada". Assim se pretende evitar "um dos principais factores de acidentes, as colisões e despistes que resultam, não da estrada, mas do uso do telemóvel.