Linhas de Elvas
Elióptica Junho 2018
Nutriprado
Bricoelvas
Linhas Rádio
Teatro Romano Mérida
Sanielvas 358x90 - Nov17
Bricoelvas
Assine Já
Teatro Romano Mérida
Linhas Rádio
Sanielvas 358x90 - Nov17
Américo Nunes

ASAE apreende vinhos falsificados

Investigações desenvolvidas pela ASAE permitiram detectar 18 garrafas com vinho falsificado, que, no total, poderiam valer cerca de dez mil euros.

23 Dezembro 2017

No âmbito de investigações levadas a cabo durante o ano pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, foram detectados vários vinhos falsificados.
De acordo com a ASAE, estas investigações, algumas desenvolvidas em ambiente on-line, levaram à apreensão de 16 garrafas de Barca Velha (Sogrape) das colheitas de 1981, 1985, 2000 e 2004 e ainda de duas garrafas de Pêra Manca de 2008, que, no total, poderiam valer cerca de dez mil euros no mercado de vinhos.
Essas garrafas iriam ser vendidas como autênticas em diversos locais, nomeadamente em leilões on-line, ofertas directas e garrafeiras em Lisboa e Leiria, sendo que, pelo natural decurso do tempo, armazenamento e esperável degradação dos rótulos, seria difícil para o consumidor distinguir a genuinidade das mesmas.
Na sequência destas investigações foram já identificados vários suspeitos, entre vendedores e fornecedores.
A ASAE adverte que, “pelo valor unitário destes produtos e pelo aumento da sua exposição às falsificações face à procura crescente, os consumidores devem reduzir os riscos nas suas compras, solicitando, por exemplo, a consulta da respectiva factura de aquisição (para averiguar a sua proveniência) e aumentando a precaução nas compras on-line”.