euroace
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Boas Festas
A Loja da Paula - 25 Anos
CCDRA
Liberdade Branco
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Menos farmácias de serviço em 2018

Governo mantém a redução do número de estabelecimentos obrigados a funcionar à noite. Alguns concelhos podem mesmo ficar sem qualquer farmácia a funcionar em período nocturno.

12 Dezembro 2017

Depois de meses de contestação pela Associação Nacional de Municípios (ANMP) e pela Associação Nacional de Farmácias (ANF), o Ministério da Saúde não alterou a redução dos estabelecimentos obrigados a funcionar fora de horas com serviço permanente, mesmo após ter revisto o projecto de decreto-lei sobre as farmácias.

Com esta decisão, avançada pelo Jornal de Notícias, serão os municípios sem serviços de urgência os que mais sentirão mais a falta das farmácias a funcionar durante a noite.

Com a lei actual as farmácias de serviço tinham a obrigatoriedade de funcionar durante toda a noite, o novo projecto-lei defende que o estabelecimento de serviço deve estar aberto apenas até uma hora depois do encerramento do posto de saúde local.

Para além disto, os 3 quilómetros que são, na lei em vigor, o limite para se poder criar escalas com farmácias de serviço de outros concelhos, de forma a alternar no horário alargado de atendimento, passarão agora a 4 quilómetros.