Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Linhas Rádio
Linhas PDF
Sanielvas 358x90 - Nov17

Saúde

Surto de Legionella chega ao fim

Depois de 56 pessoas infectadas e de cinco vitimas mortais, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) declarou hoje, 27 de Novembro, que o surto terminou.

27 Novembro 2017

A DGS refere num comunicado disponível no seu site, que "de acordo com a literatura científica, o período de incubação é de 2 a 10 dias na maioria dos doentes, não estando descritos casos que ultrapassem os 20 dias. Assim, com a informação disponível, considera-se que este surto está terminado, uma vez que todos os casos diagnosticados, independentemente da data de início de sintomas ou de diagnóstico, tiveram contacto com o hospital e contraíram a infecção antes do encerramento da fonte de transmissão (4 de Novembro). No entanto, as autoridades de saúde continuam atentas à situação".

O mesmo comunicado informa ainda que apenas nove pessoas permanecem internadas, sete em enfermaria e duas em unidades de cuidados intensivos. Concluindo a DGS acrescenta que será reforçada a prevenção e controlo da doença: "Prosseguem os trabalhos científicos de base epidemiológica e laboratorial à luz das recomendações internacionais, bem como o reenquadramento normativo para reforço da prevenção e controlo da Doença dos Legionários".