Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Bricoelvas
Camelo Maio 2020
El Faro - Campanha de Verão
Elióptica 2020 - Loja Online
Elióptica 2020 - Proteja os olhos
Jocriauto 012020
Nabeirauto - Opel Mokka
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto - Opel Mokka

Temperaturas podem chegar aos 42°C no Alentejo

O pico de temperatura deverá ser atingido entre domingo e segunda-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

03 Julho 2020

A temperatura deverá subir entre sexta e segunda-feira, com valores que poderão atingir os 39 graus centígrados em algumas regiões do interior, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o IPMA, esta “situação de tempo seco e quente” deverá manter-se até meados da próxima semana, prevendo-se “uma ligeira descida de temperatura na terça-feira”.
O pico de temperatura deverá ser atingido entre domingo e segunda-feira, acrescentou.
O IPMA refere que as temperaturas máximas durante este período podem variar entre os 34 e os 39 graus centígrados nas regiões do interior.
“Em alguns locais, como por exemplo no nordeste transmontano, vale do Douro, vale do Tejo e no interior do Alentejo os valores da temperatura máxima podem aproximar-se de 40ºC a 42°C”, adianta.
Já junto à faixa costeira, as temperaturas máximas terão valores ligeiramente inferiores, entre os 28ºC e 30ºC.
Na noite de sábado para domingo, prevê-se também uma pequena subida da temperatura mínima, que deverá variar entre 15ºC e 24°C, em especial nas regiões do interior Centro e na região Sul, lê-se no comunicado.
Esta subida de temperatura deve-se à deslocação “de uma massa de ar quente e seco proveniente do norte de África, associada a um fluxo de leste sobre a Península Ibérica na circulação do anticiclone localizado na região dos Açores, que se estende em crista até ao Golfo da Biscaia, e de uma depressão centrada a sul da península”, explica o IPMA.

DYMC // SR
Lusa