Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
Elióptica 2020 - Proteja os olhos
Elióptica 2020 - Loja Online
Camelo Maio 2020
CME Vote Roncas de Elvas
El Faro - Campanha de Verão
Bricoelvas
Nabeirauto - 2020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto - 2020

Projecto "Tauromaquia Património Cultural de Portugal" em fase de conclusão

O projecto “Tauromaquia Património Cultural de Portugal”, que resulta de uma candidatura vencedora ao Orçamento Participativo da Cultura de 2017, encontra-se em fase de conclusão.

22 Junho 2020

O projecto “Tauromaquia Património Cultural de Portugal”, que resulta de uma candidatura vencedora ao Orçamento Participativo da Cultura de 2017, encontra-se em fase de conclusão, segundo os promotores da iniciativa.
O projecto, desenvolvido através do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tem como “grande objectivo” promover a candidatura da tauromaquia a Património Cultural Imaterial.
Em comunicado, o centro de investigação explica que se encontra em fase de conclusão “o trabalho exaustivo” de levantamento e recolha de documentação, que está a ser compilada numa “ampla plataforma” sobre “todo o universo” da cultura tauromáquica.
A coordenação do projecto apela aos aficionados e intervenientes na tauromaquia que sejam detentores de materiais representativos de todas as áreas do sector para que façam chegar esses dados aos promotores da candidatura.
“Entre estes materiais destacamos a possibilidade de envio de fotografias, vídeos, cartazes e todo o tipo de documentação (actual e antiga) que considerem válida para constar de um imenso espólio nacional sobre tauromaquia em Portugal”, lê-se na nota.
O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL explica que o interesse desta plataforma passa por “caracterizar a cultura tauromáquica”, sublinhando que é “importantíssima” a colaboração dos aficionados e agentes da tauromaquia neste projecto para demonstrar que, “inequivocamente”, este sector é património cultural de Portugal.

HYT // ROC
Lusa