Linhas de Elvas
El Faro - Rebajas 2020
Elióptica 2020 - 2
Nutriprado
Nabeirauto Crossland
Jocriauto 012020
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Nabeirauto Crossland
Jocriauto 012020

2019: Frases do ano (Sociedade e Cultura)

Selecção de frases que marcaram a actualidade na Sociedade e na Cultura em 2019.

31 Dezembro 2019

“Vivemos tempos complexos e é preciso ter a noção que uma atitude destas por parte da estação em causa não é muito diferente de quem ateia incêndios pelo prazer de ver as labaredas.”
João Gomes Cravinho, ministro da Defesa, sobre a decisão da TVI de convidar Mário Machado, líder do movimento de extrema direita Nova Ordem Social, para um programa televisivo
Twitter, 04-01-2019

“O tribunal deu hoje resposta às canalhices que me fizeram ao longo destes quatro anos.”
Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, após ser absolvido no processo Vistos Gold
04-01-2019

“Não posso permanecer em silêncio diante de uma das pragas do nosso tempo, e que, infelizmente, também tem implicado vários membros do clero. O abuso de menores é um dos piores e mais vis possíveis crimes.”
Papa Francisco
07-01-2019

“Hoje temos 120 mil jovens com 18 anos e damo-nos ao luxo de só formar metade deles.”
Manuel Heitor, ministro do Ensino Superior
07-01-2019

“Totalmente. Ficou claríssimo. Eu disse que era um passo muito importante no domínio do financiamento do ensino superior.”
Marcelo Rebelo, Presidente da República, quando questionado se é ou não favorável à proposta de se caminhar para o fim das propinas no ensino superior
07-01-2019

“Cada bispo está disponível, como sempre esteve, para acolher e escutar possíveis vítimas [de abusos sexuais].”
Padre Manuel Barbosa, secretário-geral da Conferência Episcopal Portuguesa
08-01-2019

“[O atual modelo de propinas resulta de] um acordo de regime [entre um Governo do PS, que tinha Marçal Grilo como ministro da Educação, e o PSD. Na altura, era presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa.”
David Justino, vice-presidente do PSD
09-01-2019

“Hoje toma-se uma decisão única em 15 anos. Há 15 anos que não havia uma decisão de expansão do metro na cidade de Lisboa. Remonta há mais de uma década a última decisão de expansão do metropolitano, mas fora do município de Lisboa.”
Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa
09-01-2019

“Venho cumprir uma pena extremamente injusta.”
Armando Vara, antigo dirigente socialista, ao entregar-se na prisão de Évora, para cumprir a pena de cinco anos a que foi condenado por três crimes de tráfico de influências no âmbito do processo Face Oculta
16-01-2019

“O Serviço Nacional de Saúde já não pode ser só o grande hospital, mas sim uma porta de proximidade que leva os cuidados de saúde, cada vez mais diversificados a cada uma das pessoas.”
António Costa, primeiro-ministro
18-01-2019

“Que um gajo tenha de aguentar a bosta da bófia e da facho esfera é uma coisa que é natural, agora levar com sermões idiotas de pseudo radicais iluminados é já um tanto cansativo.”
Mamadou Ba, assessor do Bloco de Esquerda, reagindo ao caso de violência no Bairro da Jamaica, no Seixal
Facebook, 21-01-2019

“Eu tenho toda a confiança na polícia portuguesa, toda a confiança nos polícias e toda a certeza que, como sempre sucede, as circunstâncias objeto de apreciação serão avaliadas no inquérito a decorrer.”
Eduardo Cabrita, quando questionado sobre eventuais excessos por parte da polícia em incidentes nos dias anteriores nos distritos de Lisboa e Setúbal
22-01-2019

"Não podemos dramatizar aquilo que são incidentes, nem banalizar a situação. Temos boas razões para confiar na nossa polícia, como temos boas razões para confiar nos cidadãos que vivem em Portugal, sejam portugueses ou estrangeiros, não transformando um caso concreto num paradigma e numa realidade que não é a nossa.”
António Costa, sobre os incidentes no bairro Jamaica, no Seixal
24-01-2019

“Aquilo que temos de evitar na sociedade portuguesa é que, precisamente através de uma radicalização no tratamento destas e de outras questões, acabar por sacrificar o tecido social em termos de coesão, porque se acaba por, semeando ventos, colher-se tempestades.”
Marcelo Rebelo de Sousa, sobre os incidentes no bairro Jamaica
Lusa, 25-01-2019

“Os últimos acontecimentos [no bairro da Bela Vista, em Setúbal] não foram miúdos a reagir a problemas racistas ou violência policial naquela zona, foi uma coisa de ‘miudismo’ de gente branca, miúdos entre os 12 e os 16 anos, que andavam por ali a fazer rebeldia com a polícia.”
Carlos Rabaçal, vereador da Proteção Civil na Câmara de Setúbal
26-01-2019

“A maior crueldade que pode haver num sistema de saúde é ter cidadãos que têm cuidados a mais, alguns deles desnecessários, por oposição a cidadãos que têm cuidados a menos que também lhes fazem muita falta.”
Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde
TSF/Diário de Notícias, 27-01-2019

"O piano nunca foi o centro da minha vida, nem em criança. Foi-o para o exterior, na medida em que sempre me viram como pianista, mas para mim e para as pessoas mais próximas nunca o foi. Um satélite muito importante, sim, que tomou um grande espaço, demasiado grande a partir de certa altura."
Maria João Pires, pianista
Público, 27-01-2019

“Como disse o santo padre, temos agora de sair daqui e pôr em prática tudo o que aprendemos. E a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Portugal.”
Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, organismo do Vaticano, na missa de encerramento das Jornadas Mundiais da Juventude, no Panamá
27-01-2019

“A vocês, queridos jovens, um muito obrigado por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e a compartilhá-la. Até Lisboa em 2022.”
Papa Francisco
Twitter, 27-01-2019

“Foi muito importante, um argumento essencial para esta decisão, o ser um país que pudesse abrir para vários continentes e, nomeadamente, para África, porque é o único continente que ainda não teve as Jornadas Mundiais da Juventude.”
Marcelo Rebelo de Sousa
Lusa, 27-01-2019

“Será em Portugal, será, concretamente, em Lisboa, será para toda a lusofonia, com uma especial insistência para que venham os nossos irmãos lusófonos de África e de outras partes do mundo, também com certeza os nossos caríssimos irmãos brasileiros que estão sempre tão presentes com tanta força para que também em português se diga Jornada Mundial da Juventude.”
Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa
Lusa, 27-01-2019

“Não podemos confundir aquilo que é o exercício da atividade sindical, o exercício legítimo do direito à greve com práticas que não são de greves cirúrgicas, mas são greves selvagens, que visam simplesmente atentar contra a dignidade dos doentes e contra as funções do Serviço Nacional de Saúde.”
António Costa, primeiro-ministro, sobre as greves cirúrgicas dos enfermeiros
01-02-2019

“Os enfermeiros têm todo o direito à greve, como qualquer trabalhador, mas há formas de fazer greve. Se for uma greve absolutamente normal, é a situação que decorre da democracia. A greve, da forma que está a ser feita, é altamente questionável.”
Rui Rio, presidente do PSD
01-02-2019

“O realojamento do Bairro da Jamaica, esse sim, é a grande ação de segurança e inclusão que este Governo está a fazer em ligação com a autarquia do Seixal, ao fim de décadas de esquecimento. Jamaica somos todos nós.”
Eduardo Cabrita
02-02-2019

“No Bairro da Jamaica, não houve uma guerra de um bairro negro contra uma polícia branca ou de uma polícia branca contra um bairro negro, não houve nada disso. (…) Somos todos portugueses. A última coisa de que Portugal necessita neste momento é de haver qualquer tipo de comportamento que crie um empolamento artificial na sociedade portuguesa e um conflito de raças, que é uma porta aberta à xenofobia e ao radicalismo que deu o resultado que deu noutros países.”
Marcelo Rebelo de Sousa
05-02-2019

“Havia padres e também bispos que faziam isso [abusar sexualmente de freiras].”
Papa Francisco
05-02-2019

“Manifestamente, a Ordem dos Enfermeiros, em particular a senhora bastonária [Ana Rita Cavaco] têm violado [a lei que proíbe participação em atividade sindical] com essa atuação. Iremos comunicar às autoridades judiciárias aquilo que são os factos apurados e que do nosso ponto de vista configuram uma manifesta violação daquilo que são as proibições resultantes da lei das ordens profissionais.”
António Costa
SIC, 05-02-2019

“O senhor primeiro-ministro tem de dizer que factos são esses que considera que são uma violação às nossas competências (…), porque nós estamos de consciência absolutamente tranquila.”
Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros
05-02-2019

“Tendo-se verificado o incumprimento da obrigação de prestação de serviços mínimos, o Governo decidiu proceder à requisição civil, de forma proporcional e na medida do necessário, de modo a assegurar a satisfação de necessidades sociais impreteríveis no setor da saúde.”
Marta Temido, ministra da Saúde
07-02-2019

“Primeiro, é que quem promove o 'crowdfunding' [financiamento colaborativo] é um movimento cívico, um movimento cívico não pode declarar greve. O 'crowdfunding' é legalmente previsto para alguém reunir fundos para desenvolver certa atividade. Legalmente, não pode um movimento cívico substituir-se ao sindicato. (…) Se isso for verdade, está preenchido o requisito para a declaração da requisição civil.”
Marcelo Rebelo de Sousa
TVI24, 07-02-2019

“Verificou-se que, de um total de cerca de 1.600 cirurgias adiadas nos primeiros dias deste bloco de greve, um elevado número estava classificado como serviços mínimos e não estava a ser realizado, pelo que esta opção [a requisição civil] foi decidida.”
Marta Temido
08-02-2019

“Os protestos, sejam que protestos forem, que têm acontecido na área da Saúde mostram que alguma coisa não vai bem, não vale a pena alguém do Governo vir dizer que está tudo bem, (…) os portugueses já perceberam que não está tudo bem.”
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
15-02-2019

“Não há nada mais urgente para a Igreja do que debater os abusos e os crimes cometidos contra crianças.”
Sean O’Malley, arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores, criada pelo papa
22-02-2019

“Muitos dos que estão na atual equipa a gerir a Ordem [dos Enfermeiros] têm ambições próprias, muito além da Ordem e da enfermagem. E assim utilizam a Ordem.”
Graça Machado, ex-vice presidente da Ordem dos Enfermeiros
Diário de Notícias, 02-03-2019

“As redes sociais e o anonimato abriram a caixa de Pandora [para o racismo].”
Francisca van Dunnen, ministra da Justiça
Jornal de Notícias, 03-03-2019

“Temos de reconhecer que a verdade do futuro que vai ser enfrentado pelos nossos filhos e netos depende do que tivermos agora a coragem de fazer. Queremos deixar a Terra como um caixote do lixo ou ouvir os cientistas e fazer algo?”
Al Gore, vice-Presidente dos Estados Unidos
07-03-2019

“Não é justo, não é correto que os portugueses do interior, e sem ser do interior, estejam através dos seus impostos a subsidiar os passes na Área Metropolitana de Lisboa.”
Rui Rio, presidente do PSD
19-03-2019

“[A redução das tarifas nos passes de transportes públicos é uma] medida que, durante toda a legislatura, vai ter maior impacto no rendimento das famílias. Muito mais que a subida de salários, redução de pensões e cortes de sobretaxas no IRS.”
Fernando Nunes da Silva, antigo vereador da Câmara de Lisboa
Lusa, 28-03-2019

“Mesmo no plano ambiental e ecológico, isto é um passo de grande significado, que leva à tal incredulidade de algumas pessoas que não acreditavam. Como diz o nosso povo, 'quando a esmola é grande, o pobre desconfia'. Creio que, neste caso, o pobre não deve desconfiar porque é verdade que vai haver esta redução dos preços dos passes.”
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP
01-04-2019

“Entendo que o assunto pode prejudicar o Governo, o Partido Socialista e o senhor primeiro-Ministro. Com a mesma honra que determinou a minha aceitação de funções governativas, entendo, nesta hora, pedir a minha demissão ao senhor primeiro-ministro e ao senhor ministro.”
Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, na carta de demissão, na sequência da polémica nomeação de um primo.
04-04-2019

“A lei já tem quase 20 anos e é uma lei em que, por exemplo, os primos não são apanhados por uma decisão no plano administrativo. Hoje, a sensação que eu tenho é que o escrutínio e o juízo da opinião pública portuguesa é mais exigente. Então, vale a pena rever a lei, em conformidade.”
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
04-04-2019

“Ministra da Justiça esteve a negociar quanto vai receber quando sair do Governo.”
David Justino, vice-presidente do PSD, sobre a negociação do novo estatuto dos magistrados judiciais, conduzida pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que desbloqueou o estatuto remuneratório dos juízes
TSF, 10-04-2019

“A inclusão do meu marido nos comentários das redes sociais sobre estas ligações familiares no Governo é um engano. As redes sociais nem sempre são um espaço higiénico em que se possa frequentar. O meu marido é dos mais reputados na área em que sempre trabalhou. Não creio que isso tenha que ver com nepotismo. Acho que seria um absurdo que deixasse de trabalhar porque a sua mulher é membro do Governo. Acho que esta história de nepotismo é melhor ficar por aqui, porque é uma história absurda e infamante.”
Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, sobre a escolha do marido Eduardo Paz Ferreira para liderar a renegociação do terminal de Sines
Jornal de Angola, 16-04-2019

“Não concordo com paralisações nem de médicos nem de enfermeiros. (…) Não fazem sentido, não podem existir. (…) O doente não é o patrão do grevista.”
Francisco George, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, ex-diretor-geral da Saúde
Renascença/Público, 18-04-2019

“Nós somos os filhos do SNS [Serviço Nacional de Saúde] e diremos aqui em todo o lado: não privatizamos aquela que é a maior conquista da democracia portuguesa e que levamos tão a sério o repto de António Arnaut e João Semedo para salvar o Serviço Nacional de Saúde.”
Catarina Martins, coordenadora do BE
28-04-2019

“Ou há de facto a assunção por parte de quem está no Governo que é preciso tomar medidas mais progressistas na área ambiental, fazer mudanças e assumir compromissos profundos, ou então, de facto, não estamos disponíveis para ser um penacho, para sermos um mero apontamento de uma solução governativa.”
André Silva, deputado único do PAN
Lusa, 05-05-2019

“Penso que a polícia melhorou muito nos últimos anos, tenho acompanhado sempre a evolução das polícias. Trabalho nesta área há 40 anos, quando fui colocada no primeiro tribunal há 40 anos e aquilo que eu posso dizer é que francamente há um saldo muito positivo na atuação. Agora obviamente que há abusos e esses abusos têm de ser tratados e é com tolerância zero.”
Margarida Blasco, inspetora-geral da Administração Interna
Lusa, 08-05-2019

“Quem vem para a vida política não pode ser incauto. Tem de desconfiar.”
Maria Temido
Notícias Magazine, 12-05-2019

“Ser ministro do Ambiente é fácil porque antes de nós havia um vazio, ela própria [Assunção Cristas] já não se deve lembrar, mas foi ministra do Ambiente.”
João Matos Fernandes, ministro do Ambiente
15-05-2019

“As alterações climáticas são o assunto decisivo da nossa época.”
António Guterres, secretário-geral da ONU
16-05-2019

“Isto [aquecimento global] é, acima de tudo, uma emergência e não é apenas qualquer emergência. É a maior crise humanitária alguma vez vivida.”
Greta Thunberg, jovem ativista ambiental sueca
28-05-2019

“A questão da corrupção não é essencialmente dos tribunais. (…) É muito importante que o poder político e os agentes partidários assumam a luta contra a corrupção como uma questão essencial tal como a transparência das contas públicas.”
Joana Marques Vidal, ex-procuradora Geral da República
28-05-2019

“Em Pedrógão, pela primeira vez o Estado dobrou-se [o primeiro-ministro pediu desculpa no Parlamento], servindo de precedente para as indemnizações dos incêndios de outubro. Mas, a par disso, temos agora o pior das pessoas e das instituições: ganância, soberba, impunidade.”
Nádia Piazza, presidente da Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande
Expresso, 15-06-2019

“O que Tiago Brandão Rodrigues [ministro da Educação] teria aprendido se aqui estivesse! Tenho a certeza de que se ele cá estivesse [no congresso da Fenprof] era bem capaz de se ter transformado num ministro.”
Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof
15-06-2019

“A minha geração falhou numa resposta apropriada ao desafio da emergência climática.”
António Guterres
23-06-2019

"O que eu considero uma vergonha é termos chegado ao ponto a que chegámos em 2019, quando o Opart [Organismo de Produção Artística] foi criado em 2007, e [por] culpa de muitos. Chegámos a um ponto em que há uma desorganização estrutural e fundacional de uma entidade que devia ter-se reorganizado, e refundado o projeto artístico.”
Graça Fonseca, ministra da Cultura, no Parlamento
03-07-2019

“Os ciganos, sobretudo, são inassimiláveis, organizados em famílias, clã e tribos, conservam os mesmo hábitos de vida e os mesmo valores de quando eram nómadas. E mais: eles mesmos recusam terminantemente a integração.”
Maria Fátima Bonifácio, historiadora
Público, 06-07-2019

“Inúmeras pessoas afirmarão, sem hesitar, que o racismo é estúpido. No entanto, algumas dessas pessoas provavelmente não admitirão, nem sequer perante si próprias, que a diferença os incomoda ou mesmo que lhes causa aversão e lhes determina reações hostis.”
Francisca Van Dunen, ministra da Justiça
09-07-2019

“Nós temos uma deficiência grave no SNS [Serviço Nacional de Saúde]. É como se o SNS tivesse ligado a um ventilador, mas esse ventilador são os profissionais de Saúde. É bom que a senhora ministra [Marta Temido] perceba isso e bata o pé ao ministro das Finanças [Mário Centeno] e explique que é preciso, de facto, investir mais.”
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos
10-07-2019

“Não há uma campanha contra o Governo, há uma campanha contra o Serviço Nacional de Saúde, claramente.”
Marta Temido
Público, 11-07-2019

“Não há aqui nenhuma estratégia desleal, a única deslealdade que há é da senhora ministra da Saúde ao perseguir aqueles que efetivamente denunciam para que alguma coisa aconteça.”
Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), sobre o processo de sindicância ordenado pelo Ministério da Saúde à OE
15-07-2019

“O Estado falhou às populações. O país inteiro falhou. Nós falhámos.”
Paulo César, vice-presidente da Câmara de Vila de Rei, sobre o incêndio na região
22-07-2019

“[A notícia é] verdadeiramente irresponsável e alarmista.”
Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, reagindo à notícia do Jornal de Notícias sobre as golas antifumo com material inflamável distribuídas no âmbito do programa “Aldeias Seguras”
26-07-2019

“É uma vingança do Governo, porque este Governo já demonstrou o que faz às pessoas de quem não gosta e que não gosta daquilo que dizem. Não sou caso único. O presidente da Câmara de Mação e o presidente de um sindicado da PSP, esta semana, são também caso disso. Este é o ‘modus operandi’ do Governo e está à vista de todos.”
Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, comentando o resultado da sindicância determinada pelo Ministério da Saúde, segundo a qual há fundamentos para dissolver os órgãos daquela entidade
Lusa, 26-07-2019

“Não tenho qualquer participação na referida empresa nem intervenção na sua atividade. Não tive qualquer influência nem estabeleci qualquer contacto, nem o meu filho alguma vez invocou o seu grau de parentesco, de que pudesse resultar qualquer expectativa de favorecimento pessoal.”
José Artur Neves, secretário de Estado da Proteção Civil, em nota enviada à comunicação social
30-07-2019

“Hoje soubemos que o secretário de Estado tem um filho que está a fazer contratos com o Estado e a lei sobre isso é clara: proíbe. (…) É preciso que haja aqui responsabilidades políticas. O ministro é o chefe da cadeia do comando e portanto tem que esclarecer e tem que assumir, não vale a pena passar a culpa para os outros.”
Carlos Peixoto, deputado do PSD
30-07-2019

“Não estamos preocupados com a existência de crimes de ódio contra imigrantes em Portugal, embora saiba que eles já existiram. Mas estamos preocupados com o facto de um pouco por todo o mundo se assistir a este discurso de ódio contra o estrangeiro, discurso de ódio contra o imigrante, e não queremos esse discurso de ódio em Portugal. E, portanto, devemos defender-nos e a lei é o que melhor nos defende.”
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros
Lusa, 10-08-2019

“Em agosto, a um mês do começo das aulas, o Governo faz um despacho de perfil bloquista, semeando a confusão nas escolas e nos pais. Uma coisa feita da forma mais insensata que se pode imaginar.”
Rui Rio, sobre a aplicação da lei da identidade de género nas escolas
Twitter, 22-08-2019

“[O despacho não vai significar que] uma menina, de repente, encontra um galifão de 16 anos ao seu lado na casa de banho.”
João Costa, secretário de Estado da Educação
Rádio Observador, 22-08-2019

“Estou também feliz porque o 'pop rock' português, sempre tão impossibilitado de atravessar fronteiras, é reconhecido a este nível. Parabéns a todos os meus colegas que escrevem e cantam em português.”
José Cid, músico português, depois de saber que vai receber um Grammy de “Excelência Musical” da Academia Latina de Gravação
Facebook, 23-08-2019

“Foi com grande alegria que a diocese do Funchal tomou conhecimento da eleição de D. José Tolentino para o Colégio dos Cardeais.”
Nuno Brás, bispo do Funchal
01-09-2019

“Saudamos a designação de D. José Tolentino de Mendonça como cardeal. Trata-se de um dos mais qualificados vultos da Igreja e de uma personalidade cimeira da cultura portuguesa. É também um dos melhores pensadores sobre o potencial da nossa Diáspora.”
António Costa
Twitter, 01-09-2019

“[A nomeação pelo Papa Francisco do arcebispo Tolentino de Mendonça] é um grande prestígio para Portugal e o reconhecimento de uma carreira ímpar como professor, filósofo, teólogo, poeta e responsável universitário.”
Marcelo Rebelo de Sousa
01-09-2019

“Senti isso com muita clareza nesse chamamento que o Santo Padre me faz e que, de facto, é um chamamento ainda para um serviço mais radical e com uma humildade muito grande na colaboração com o Santo Padre e com a unidade de toda a igreja.”
José Tolentino Mendonça, novo cardeal português
Portal Vatican News, 02-09-2019

“Pensei muitas vezes: Isaltino, votavas em alguém que tivesse sido preso? E concluí que sim. Se tivesse confiança nessa pessoa, votaria.”
Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras
TSF/Dinheiro Vivo, 14-09-2019

“Nenhum político, nenhum (e nenhuma…) deputado desses radicais, nenhum organismo que diz defender os direitos humanos, nenhuma feminista veio condenar o ato. Nenhum e nenhuma! Porquê? Porventura porque, para elas (e para eles…) as vidas perdem valor se se tratar de pessoas afetas à Igreja. Sumamente, se defenderem a sua honra.”
Manuel Linda, bispo do Porto, reagindo ao caso do homicídio da freira Antónia Pinho
17-09-2019

“[Existe um] conflito sério entre pessoas e natureza. [O conflito com a natureza] pode ser absolutamente destrutivo para o futuro das nossas comunidades e das nossas sociedades.”
António Guterres, na abertura da Cimeira da Ação Climática para a Juventude, em Nova Iorque
21-09-2019

“Como é que se atreveram? Vocês roubaram-me os sonhos e a infância com as vossas palavras vazias. Eu não devia estar aqui, eu devia estar na escola, do outro lado do oceano. (…) Vocês deixaram-nos cair. Mas os jovens começam a compreender a vossa traição. Se vocês decidiram deixar-nos cair, eu digo-vos: nós nunca vos iremos perdoar. E não deixaremos que vocês se vão embora assim.”
Greta Thunberg, jovem ativista sueca, no início da Cimeira da Ação Climática
23-09-2019

“Mesmo sendo tradicionalmente otimista, devo dizer que fiquei muito surpreendido com o grande impacto e sucesso que esta medida de redução dos custos dos passes sociais tem estado a ter na alteração dos hábitos de transporte das pessoas. Este é um processo que tem de continuar, estamos só no começo.”
António Costa, secretário-geral do PS
24-09-2019

“A vida vai-nos dando, pela mão de Deus, os caminhos, mais do que pesos, porque a vida de um cardeal é pesada, mas a vida de um pai de família também é, a vida de um operário, a vida de um desempregado, a vida de um homem sobre a terra, a vida de um refugiado, a vida de alguém que constrói a sociedade.”
Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário do Vaticano ordenado cardeal
05-10-2019

“Estamos a viver um 'apartheid' (segregação) climático e, quem tem muito dinheiro e pode pagar aquecimentos e aparelhos de ar condicionado não se preocupa, mas quem não tem dinheiro vai sofrer as consequências das alterações climáticas.”
Alexandre Quintanilha, professor universitário
20-10-2019

“Venho repor a verdade. Bem sei que é um longo caminho, mas é aquilo que tenho feito ao longo de cinco anos.”
José Sócrates, ex-primeiro ministro, à entrada do Tribunal Central de Instrução Criminal, onde foi interrogado na fase de instrução da Operação Marques
28-10-2019

“[O fenómeno da violência sexual em Portugal está ao nível de uma] pandemia, [em que] porta sim, porta não, todas as famílias têm este problema.”
Margarida Martins, presidente da Associação de Mulheres contra a Violência
Lusa, 31-10-2019

“Vou continuar a cantar, a cantar as minhas canções de amor, as minhas canções de ternura, mas também as minhas canções de ódio, contra a segregação racial, contra o racismo, contra a energia nuclear e contra a poluição, a favor das pessoas que mais necessitam, a favor deste planeta.”
José Cid, músico português, após receber o Grammy de Excelência Musical, da Academia Latina de Gravação
13-11-2019

“Não queremos administrativamente diminuir as retenções. Queremos fazer aquilo que é mais difícil, que é agarrar em cada um dos nossos alunos, principalmente aqueles que estão em meios sócio-economicamente mais desfavorecidos, com famílias com menos capacidade, para os ajudar no seu trabalho.”
Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação
Lusa, 14-11-2019

“O pobre é um contínuo protesto contra as nossas injustiças, é um paiol. Se lhe ateias fogo, o mundo vai pelo ar.”
Papa Francisco, mensagem do Dia Mundial dos Pobres
15-11-2019

“Nós queremos que as cerca de 360 pessoas que temos hoje identificadas em situação de sem-abrigo (…) tenham uma resposta de acordo com a sua necessidade e a sua vontade, seja ela uma resposta de habitação como ponto de entrada e de começo para o processo de integração, seja ao nível da saúde, em que muitos dos casos são problemas de saúde mental, ou ao nível (…) de problemas de dependência, seja de álcool, seja de estupefacientes.”
Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa
20-11-201

“Não esperava nada assim, nem mereço. Eu quero que me ponham ao nível dos operários que trabalham nas fábricas da cerâmica, mais nada. Eu não quero ser mais do que isso. Não quero ser um bicho.”
Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista, durante uma cerimónia em sua homenagem em Paris
25-11-2019

"Caro mestre, é um grande mestre na sua arte, mas é também um grande mestre naquilo que a arte pode trazer às relações humanas, mas também à diplomacia e à aproximação dos povos. [...] É um parisiense, um grande parisiense, um verdadeiro parisiense.”
Anne Hidalgo, presidente da Câmara de Paris
25-11-2019

“No meio do oceano, fico impressionada com a notícia de que o Parlamento Europeu declarou a emergência climática. Não podemos resolver uma crise sem tratá-la como uma crise. Vamos torcer para que eles tomem agora medidas drásticas o suficiente [para proteger o ambiente]. Participe na manifestação [Greve Climática] de amanhã para colocá-los sob pressão!”
Greta Thunberg, ativista sueca
28-11-2019

“Em Portugal, não precisamos de nenhuma declaração de ninguém para sabermos que estamos em emergência climática. Perdemos 13 quilómetros quadrados de costa nos últimos anos, o mar está a subir e a seca deixou de ser uma coisa que acontece para ser estrutural no sul do país.”
João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente
Lusa, 30-11-2019

“Exorto todas as partes a ultrapassarem as suas atuais divisões e a encontrarem um entendimento comum sobre [a questão da luta contra as alterações climáticas].”
António Guterres, na abertura da cimeira sobre as alterações climáticas, em Madrid
02-12-2019

“Sinto-me tão grata por ter feito esta viagem, por ter tido esta experiência, e tão honrada por ter chegado aqui a Lisboa. Não iremos parar, iremos continuar e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance: a viajar, a pressionar as pessoas que têm o poder para que coloquem as prioridades no devido lugar. Continuem a ajudar-nos para tornar tudo isto possível.”
Greta Thunberg, à chegada a Lisboa, antes de viajar para Madrid, onde decorre a cimeira das Nações Unidas sobre o clima
03-12-2019