flamenco y fado
Linhas de Elvas
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Linhas Rádio 2019
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já

API E AIIC SOLIDÁRIAS E COM MOÇAMBIQUE

Associações de Imprensa lançam campanha para apoiar órgãos de comunicação social afetados

Apoiar os órgãos de comunicação social afetados pelos trágicos temporais que assolaram Moçambique, é o objetivo de uma campanha agora lançada pela Associação Portuguesa de Imprensa (API) e pela Associação de Imprensa de Inspiração Cristão (AIIC).

27 Março 2019

Apoiar os órgãos de comunicação social afetados pelos trágicos temporais que assolaram Moçambique, é o objetivo de uma campanha agora lançada pela Associação Portuguesa de Imprensa (API) e pela Associação de Imprensa de Inspiração Cristão (AIIC).

As duas Associações acabam de criar um programa de emergência para auxiliar os jornais e outros órgãos de comunicação social com sede na cidade da Beira, Província de Sofala e noutras regiões de Moçambique devastadas pelo ciclone IDAI no final da semana passada.

As referidas Associações vão fazer um levantamento das necessidades desses órgãos de comunicação social, por forma a ajudá-los a que, logo que as condições técnicas e tecnológicas o permitam, possam recomeçar a operar e a cumprir a sua missão, especialmente relevante num cenário de tragédia como o que se está a viver naquele País.

Os dirigentes das duas Associações, afirmam, a propósito desta campanha:

“Acreditamos que poderemos suprir necessidades de equipamentos ligeiro (telemóveis e computadores portáteis), equipamento pesado de preparação e impressão e de programas informáticos para a edição. Queremos também mobilizar os meios necessários de transporte, bem como os técnicos para formação e as necessárias licenças e autorizações de utilização”.

E acrescentam:

“Acreditamos que, minoradas as necessidades básicas de sobrevivência, a informação e a comunicação social, editada e jornalisticamente confiável, terá uma importância determinante e relevante no regresso à normalidade e na retoma do desenvolvimento da região moçambicana agora afetada”.

A Associação Portuguesa de Imprensa lembra que há mais de 10 anos promove um programa de apoio, enviando jornais e revistas para a Escola Portuguesa de Maputo – o que representa dezenas de milhares de exemplares já disponibilizados.

Em Moçambique existem mais de 25 mil assinantes de publicações periódicas editadas em Portugal, entre as quais diversas de Inspiração Cristã.

Todos os esclarecimentos e sugestões ou ofertas de apoio em equipamento, ou programas operativos de informática, devem ser dirigidos a Vanessa.silvestre@apimprensa.pt ou aic@sapo.pt .