Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Fevereiro 2019
Linhas Rádio 2019
ULSNA Gripe
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio 2019
Assine Já
ULSNA Gripe

Portugal e Espanha juntos na luta contra bactéria Xylella fastidiosa

Micróbio pode atacar culturas como oliveiras, videiras, amendoeiras e sobreiros

23 Janeiro 2019

Os ministros da Agricultura de Portugal e Espanha, Luís Capoulas Santos e Luis Planas respectivamente, vão trabalhar em conjunto de forma a combater a bactéria Xylella fastidiosa.

Os dois governantes estiveram reunidos em Mérida para abordar assuntos de interesse mútuo em matéria agroalimentar, entre eles a erradicação da Xylella fastidiosa e a PAC (Política Agrária Comum).
A 3 de Janeiro confirmou-se em Portugal o primeiro caso desta bactéria. Foi encontrada num canteiro de uma planta ornamental, a lavanda, em vila Nova de Gaia.

O homólogo espanhol apresentou a Capoulas Santos a parceria, numa troca de informação e experiência na luta contra a Xylella fastidiosa.

De acordo com comunicado do Ministério de Agricultura espanhol acordou-se intensificar intercâmbios técnicos em matérias de saúde vegetal e animal. Para agilizar e harmonizar os procedimentos de luta contra esta bactéria, ambos países acordaram a realização de uma reunião técnica bilateral na qual Espanha oferece mais detalhes dos controlos adoptados, assim como dos planos de contenção e erradicação feitos pelo país. Esta colaboração é o desenrolar dos acordos alcançados na Cimeira Luso-espanhola de Valladolid realizada a 21 de Novembro do ano passado.

Quanto à bactéria, esta é considerada perigosa pois “ataca um conjunto vastíssimo de culturas agrícolas permanentes muito importantes", tais como "oliveiras, videiras, amendoeiras e até o sobreiros", explicou Eduardo Oliveira e Sousa, em Beja, numa reunião do Conselho Consultivo do Baixo Alentejo e Algarve da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal).

"Se não houver uma particular atenção no sentido de tentarmos conter o espalhar da bactéria, ela pode transformar-se num problema muito grave e, por isso, há que alertar as pessoas para a gravidade do assunto", afirmou, defendendo que "é fundamental que os agricultores assumam uma postura de completa transparência".

O mesmo apelou aos agricultores que caso desconfiem de algum sintoma relacionado com a bactéria Xylella fastidiosa, então que lancem o alerta às entidades competentes, acrescentando que o problema da bactéria agravou-se pois em Itália os agricultores tentaram esconder a situação.

Alem deste tema os dois ministros anunciaram a criação de um grupo de trabalho para desenhar o plano estratégico nacional, que integra a PAC (Política Agrícola Comum).

Os dois ministros da Agricultura, Luís Capoulas Santos e Luis Plenas, estão esta quarta-feira, 23 de Janeiro, em Don Benito, na província de Badajoz onde vão discursas na inauguração da 31ª edição da feira Agroexpo.