alimentos extremadura
Linhas de Elvas
Talho Escarduça
Elióptica Fevereiro 2019
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Linhas Rádio 2019

Atenção à condução. Este ano Espanha reduziu limites de velocidade

Nas estradas secundárias o veículo só pode andar até 90 km/h, tal como em Portugal. Anteriormente a velocidade podia ir até 100 km/h

01 Janeiro 2019

Se está a pensar conduzir para Espanha, tome atenção que os limites de velocidade nas estradas secundárias foram reduzidos.

O Conselho de Ministros espanhol aprovou a 28 de Dezembro uma redução de velocidade de 100 para 90 km/h em cerca de sete mil km de estradas secundárias.

Fernando Grande-Marlaska, ministro espanhol do Interior, anunciou em Outubro a intenção desta medida de forma a que Espanha acompanhe o que já é feito em alguns países da União Europeia, como Portugal, Itália, Bélgica ou Luxemburgo, onde a velocidade fora das localidades pode ir até 90 km/h. Já os veículos pesados de passageiros e mercadorias a velocidade passa de 90 para 80 km/h.

No entanto esta alteração à lei afecta apenas uma reduzida parte dos cerca de 165 mil quilómetros que forma a rede de estradas em Espanha.

A Direcção Geral de Trânsito indicou que há um prazo de 30 dias para a alteração da sinalização nas estradas.



PUB
 
ECONOMIA
Espanha baixa limite de velocidade nas estradas para 90 km/h
Nas estradas secundárias, o limite de velocidade passa de 100 para 90 km/h para os veículos ligeiros e de 90 para 80 km/h para os pesados, adianta o El País. 

 
Bruno Simão/Negócios
 
 
46     1
Assine 1mês/1€
Ler mais tarde Imprimir
 
 

Rita Faria afaria@negocios.pt27 de dezembro de 2018 às 12:30
 
 
O conselho de ministros espanhol deverá aprovar esta sexta-feira, 28 de Dezembro, uma redução do limite máximo de velocidade para 90 km/h nas estradas secundárias, onde acontece a maioria dos acidentes de viação.

 
Segundo o espanhol El País, a medida que afecta cerca de 7 mil quilómetros de vias, onde até agora se podia circular a uma velocidade máxima de 100 km/h, é a primeira das reformas previstas para o próximo ano com o objectivo de reduzir a sinistralidade rodoviária.

Foi em Outubro que o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, anunciou a decisão do Governo de reduzir o limite de velocidade, que coloca Espanha em linha "com os países de referência da União Europeia", segundo disse, na altura, o governante. Em Portugal esse limite já é aplicado nas estradas fora das localidades.

A medida "servirá para simplificar o quadro de velocidades limite e facilitar a comunicação com o condutor", referiu ainda o ministro acrescentando que a alteração afecta apenas 7 mil dos 165 mil quilómetros que formam a rede de estradas em Espanha.

Para os pesados de passageiros e mercadorias, o limite máximo passa de 90 km/h para 80 km/h.

De acordo com um relatório de 2017 do Observatório Nacional de Segurança Rodoviária, citado pelo El País, 1.013 pessoas perderam a vida no ano passado em estradas secundárias, o que representa 77% de todas as vítimas mortais nas estradas em Espanha.