euroace
Linhas de Elvas
A Loja da Paula - 25 Anos
Nutriprado
Elióptica Boas Festas
CCDRA
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Assine Já

Terminar com carros a gasolina e gasóleo nos próximos 15 anos

Estudo europeia assume que medidas para reduzir a procura de veículos convencionais, apenas irá reduzir em 28% as emissões de gases

22 Novembro 2018

Para atingir as metas do acordo de Paris, relativamente à redução de gases com efeito de estufa até 2050, é necessário terminar com vendas de novos veículos a gasóleo e gasolina nos próximos 15 anos.

Esta medida é o resultado de um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), divulgado esta quinta-feira, 22 de Novembro, e noticiado pela SIC.

"Os veículos com motores a combustão que ainda estejam a circular nas estradas europeias em 2050 terão de ser banidos", diz a Federação.

O estudo indica que a União Europeia pode facilmente alcançar emissões zero através de veículos eléctricos e a hidrogénio. A T&E salienta que as medidas que passam por reduzir a procura de veículos convencionais só reduzem as emissões de gases em 28%.

A organização refere que uma das soluções mais práticas pode ser o aumento de taxas rodoviárias e impostos sobre combustíveis, além da partilha de veículos e um maior uso de transportes públicos.

A T&E refere que na estratégia de descarbonização de longo prazo (2050), a União Europeia deve estabelecer a forma como vai reduzir as emissões dos transportes, na medida que este é o sector dos transportes com maior fonte de emissões de gases com efeito de estufa.