euroace
Linhas de Elvas
Nutriprado
Alimentos de Extremadura
Elióptica Novembro
Bricoelvas
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Assine Já
Bricoelvas

Portugal

Massa de ar polar vai trazer primeiras geadas ao interior do país

No fim-de-semana os valores da temperatura mínima deverão ser inferiores a 10°C, e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do interior, onde se prevêem as primeiras geadas da época.

23 Outubro 2018

Até dia 25 de Outubro o estado do tempo em Portugal continental vai continuar sob a influência conjunta de um anticiclone intenso, localizado a oeste das ilhas Britânicas, embora com tendência a enfraquecer gradualmente, e de um cut-off nos níveis altos da troposfera centrado a noroeste do arquipélago da Madeira, aos quais está associado o transporte de massas de ar genericamente tropicais do interior da Península Ibérica.

Na prática esta configuração atmosférica traduz-se por um lado, na manutenção de temperaturas máximas com valores superiores aos valores médios para a época do ano, genericamente entre 20 e 25°C, e por outro lado, na possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos nas regiões Centro e Sul, os quais poderão ser localmente intensos.

No entanto, a partir da tarde de dia 26, devido ao transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia, prevê-se uma mudança significativa do estado do tempo, com a passagem de uma situação de temperaturas amenas, para uma outra, em que o frio e o vento serão o mais significativo.

Prevê-se uma descida gradual de temperatura a partir da tarde de dia 26, assim como uma intensificação do vento especialmente no litoral oeste e nas terras altas (vento norte forte até 50 km/h e com rajadas até 70 km/h). No sábado e domingo, dias 27 e 28 de Outubro, as temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 15°C, com excepção da costa sul do Algarve e alguns locais do Alentejo, onde podem ser ligeiramente superiores (2 a 3°C), e das regiões do interior Norte e Centro, onde os valores da temperatura máxima deverão variar entre 5 e 10°C. Relativamente aos valores da temperatura mínima, deverão ser inferiores a 10°C, e da ordem de 0 a 5°C nas regiões do interior, onde se prevêem as primeiras geadas da época.

As temperaturas baixas associadas ao vento mais intenso, deverão originar desconforto térmico. Por outro lado, um dos cenários possíveis aponta para a ocorrência de precipitação dispersa nas regiões Norte e Centro no dia 27, a qual a ocorrer, deverá originar alguma neve nas terras altas.