euroace
Linhas de Elvas
Alimentos de Extremadura
Elióptica Novembro
Nutriprado
Liberdade Branco
Bricoelvas
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Bricoelvas
Assine Já

500 milhões para pagar dívidas de Hospitais

Investimentos na saúde têm previsto uma nova unidade hospitalar em Évora

16 Outubro 2018

500 milhões de euros é quanto o governo vai injectar em hospitais EPE (Entidades Públicas Empresariais) para bater dívidas em atraso. De acordo com o relatório do Orçamento de Estado para 2019, divulgado esta segunda-feira, 15 de Outubro, a injecção vai acontecer ainda este ano e será feita com base na dívida vencida e também no valor do contrato-programa de 2018 e em critérios de eficiência.
Esta medida implica que 11 hospitais EPE adoptem um novo modelo de financiamento de forma a eliminar o incentivo ao endividamento.

De acordo com o Jornal de Negócios desde Novembro do ano passado o Governo injectou nos hospitais 1,4 mil milhões de euros de forma a amortizar pagamentos em atraso a fornecedores.

O Orçamento do Serviço Nacional de Saúde vai atingir 9 cerca de 9 mil milhões de euros em 2019. Um aumento de 2,3% relativamente a 2018. O que perfaz uma subida de 5% da despesa da Saúde para mais de 11 mil milhões de euros.
Este Investimento na Saúde prevê cinco novas unidades hospitalares, em Évora, Lisboa Oriental, Madeira, Seixal e Sintra; alargamento das redes de cuidados continuados integrados e cuidados paliativos; fortalecimento da rede nacional de veículos de emergência e reforço de cuidados de saúde primários.
Tal como o Linhas já noticiou anteriormente, a saúde oral será reforçada com consultas em pelo menos 60% dos municípios em 2019. A Câmara de Elvas é uma das que integra esta acção.