Linhas de Elvas
Elióptica Abril 2019
Nutriprado
Neurofit
Talho Escarduça
Linhas Rádio 2019
Liberdade Branco
Assine Já
Liberdade Branco

Portugueses confiam nas notícias

Estudo da Reuters revela Portugal no topo dos países que mais confiam nos conteúdos noticiosos

26 Setembro 2018 | Fonte: Renascença

Portugal é, igualmente com a Finlândia, o país onde mais se confia nas notícias. De acordo com a Reuters Digital News Report 62% dos inquiridos no país assume confiar nas notícias. Ainda assim, apesar de Portugal estar no topo da lista que envolve 37 países, há uma queda de 3,5% na confiança desde o ano de 2015. Quanto a conteúdos consumidos a confiança caiu de 71,3% em 2015 para 62,3% este ano.

Numa análise mais apurada verifica-se que o Correio da Manhã, a imprensa mais consumida pelos portugueses, mas também aquela que a população menos confia. Já a rádio Renascença é o órgão que os inquiridos mais confiam, mas não está entre as marcas mais consumidas.

De acordo com a própria Renascença, os portugueses mostram-se preocupados com a veracidade da informação na Internet. Portugal é, apenas atrás do Brasil, o país que mais se preocupa com a legitimidade de conteúdos na Internet.

O estudo também revela que os portugueses não pagam por notícias online. Apenas 8,6% dos inquiridos admitiu pagar por notícias online, menos 0,9% que em 2017. Tal como Canadá e Chile, Portugal é o país onde menos se paga por notícias em formato digital. Contudo Portugal também revela indícios cada vez mais baixos de compra de jornais. Uma quebra de 9% entre 2016 a 2018.

Para os inquiridos portugueses a televisão é o meio mais utilizado para ter notícias, utilizada em 55%.