euroace
Linhas de Elvas
Elióptica Novembro
Alimentos de Extremadura
Nutriprado
Liberdade Branco
Bricoelvas
Bricoelvas
Assine Já
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17

Portugal tem dos piores desempenhos da ferrovia na Europa

Classificação de 2.4 apenas acima de Roménia e Bulgária num estudo de 25 países

06 Setembro 2018 | Fonte: Observador

A ferrovia portuguesa é a terceira pior da Europa. De acordo com o ranking da Boston Consulting Group, de 2017, que avalia a intensidade do uso, qualidade de serviço e segurança, o sistema português está somente acima de Roménia e Bulgária, com a classificação de 2.4, num estudo com 25 países europeus. A nota mais alta é de 7.2 referente à Suíça.
Apesar da baixa classificação, Portugal até subiu no ranking, de 24º para 23º, desde 2015.
Nos indicadores Portugal obteve 0.8 na intensidade do uso da infraestrutura, 0.2 no indicador de segurança, muito influenciado por acidentes em passagens de nível, e 2.1 no que toca a qualidade de serviços, medida pela rapidez, acessibilidade económica e pontualidade.
Segundo escreve o Observador, "o ranking do desempenho ferroviário na Europa está dividido em três escalões". Primeiro para os países que apresentam melhores performances como Suíça, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Áustria, Suécia e França. Países com classificações acima da nota 6 e que têm grandes tradições ferroviárias".
No segundo escalão com notas medianas, entre os 4.5 e os 6, está o Reino Unido, Holanda, Luxemburgo, Rep. Checa, Noruega, Bélgica, Itália e a Espanha. Portugal está no último escalão acompanhado por países do leste como Lituânia, Eslovénia, Hungria, Letónia, Eslováquia, Polónia, Roménia, Bulgária e Irlanda.