euroace
Linhas de Elvas
Nutriprado
Elióptica Novembro
Liberdade Branco
Bricoelvas
Liberdade Branco
Bricoelvas
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Portugueses produzem em média 40 kg de lixo por mês

Dados indicam que apenas 10% da população faz a separação dos resíduos

04 Setembro 2018 | Fonte: Rádio Renascença

40 quilos de resíduos por mês é o registo que cada português, em média, produz, de acordo com três instituições do sector (EGF - Environmental Global Facilities; ESGRA -Associação para a Gestão de Resíduos e ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), que num vídeo referem que Portugal “tem mais de cinco milhões de toneladas de lixo, o equivalente a três pontes Vasco da Gama”.

De acordo com o vídeo apenas 10% dos portugueses faz a separação do lixo. E que a recolha e trado dos resíduos tem um valor de 755 milhões de euros por ano, ou seja mais de 75 euros por cada pessoa.

Segundo a Rádio Renascença “actualmente 16% dos resíduos são transformados em corretivos orgânicos a usar na agricultura e na floresta e 23% transformados em energia”.

Recorde-se que no centro histórico de Elvas encontram-se menos de cinco ecopontos espalhados. Um registo que dificulta a separação do lixo nesta zona da cidade. Em Julho o ‘Linhas’ procurou junto da VALNOR perceber o porquê deste fraco número de pontos de reciclagem, que respondeu pela “dificuldade de entrada de viaturas pesadas no centro histórico”. De momento encontram-se distribuídos pelo concelho de Elvas 164 conjuntos de ecopontos, o que significa um rácio de 130 habitantes por ecoponto, considerado um dos melhores rácios a nível nacional.