euroace
Linhas de Elvas
CCDRA
Elióptica Boas Festas
A Loja da Paula - 25 Anos
Nutriprado
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Assine Já

Chuva de estrelas este fim-de-semana

Pico ocorre a partir das 21h de domingo

09 Agosto 2018 | Fonte: SOL

Este fim-de-semana os meteoros da Perseidas vão passar pela terra, proporcionando a famosa chuva de estrelas que acontece todos os ano no verão.

O pico deste fenómeno acontece na noite de domingo, 12 de Agosto, a partir das 21h, para a madrugada de segunda-feira, 13 de Agosto.

As Perseidas foi visto pela primeira vez na China no ano 36 D.C. e repete-se todos os anos entre o fim de Julho e início de Agosto. Este fenómeno marca o momento em que a Terra se cruza com um conjunto de detritos do cometa Swift-Tuttle que, quando entram na atmosfera desintegram-se e entram em combustão dando o efeito de uma estrela a cair.

Além da chuva de estrelas também a Lua integra um destes fenómenos astronómicos, com a fase da Lua Nova a ocorrer a 11 de Agosto pelas 10h58, permitindo uma melhor visualização dos rasgos de luz, segundo refere o diário SOL.

Em Badajoz o ayuntamento abre o forte de San Cristóbal para várias actividades, entre elas a observação da chuva de estrelas, a partir das 21h de sábado, além de apresentações relativas às Perseidas.