alimentos de extremadura
Linhas de Elvas
Loja da Paula
Elióptica Novembro
Nutriprado
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já
Liberdade Branco

Quantos quilos tem agora o Quilo?

Na 26º Conferência Geral de Pesos e Medidas, foi decidido por unanimidade que o quilo deixaria de ser calculado da mesma forma

28 Novembro 2018

O que é que pesa mais um quilo de algodão, um quilo de chumbo ou o protótipo internacional do quilograma, com o qual se calibrava as balanças internacionais?

O ideal seria que todos tivessem pesos exatamente iguais, mas infelizmente o protótipo pesa um bocadinho mais.

Tudo na ciência tem unidades de medida, o comprimento mede-se em metros, a potência em watts, o tempo em segundos e o peso em quilos. Estas unidades de medida estão internacionalmente estabelecidas no chamado Sistema Internacional de Unidades (SI, legenda em francês). 

Toda esta logística serve para evitar mal entendimentos entre cientistas. Um físico português, por exemplo, que esteja a explicar o modelo de uma nave espacial aos colegas internacionais, poderá dizer que a sua nave aguenta X Pascals de pressão. Um guitarrista de uma banda de Heavey Metal poderá dizer aos seus colegas internacionais que a sua guitarra produz sons com uma frequência de Y Hertzs. Em ambos os casos, os colegas internacionais ficaram com a certeza do grau de grandeza que se está a falar.

No geral todos os países adotaram este sistema devido à facilidade que traz na partilha de informação, contudo à exceções. A mais flagrante é a dos Estados Unidos, que não adotou o SI, contudo os seus cientistas são obrigados a converterem os seus resultados quando os pretendem divulgar.

Mas voltando ao quilo… Na 26º Conferência Geral de Pesos e Medidas, foi decidido por unanimidade que o quilo deixaria de ser calculado por comparação com o protótipo que falei acima. A razão apontada é que apesar de todos os cuidados e precauções, o dito objeto “engordou” 50 microgramas (1 micrograma corresponde a um milionésimo de grama). É pouco? Sim, se estivermos a pensar no fiambre e no queijo na charcutaria, mas se estivermos a falar de investigação de ponta, nas áreas da física, química, e outras, é uma diferença demasiado grande para ser ignorada.

A solução é a Constante de Plank, uma fórmula da autoria do físico alemão Marx Plank. Usando esta fórmula, calcular o peso de um objeto deixa de ser algo comparativo e passa a ter uma fórmula matemática.

E um quilo de batatas continua um quilo de batatas? Sim, a boa notícia é essa, nada mudou na nossa vida. Um quilo continua a ser um quilo, um quilo de algodão continua a pesar tanto quanto um quilo de chumbo, a única diferença é a forma como se calcula. Exceto nos EUA, eles continuam a medir o peso em libras.

Biólogo e mestrando em biologia evolutiva e do desenvolvimento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa