Linhas de Elvas
Elióptica - Cuidamos da sua visão
Nutriprado
Linhas Rádio
Linhas PDF

Inicia-se a Semana da Cooperação Transfronteiriça Europeia na Extremadura

Um conjunto de ações em Cáceres, Mérida e Badajoz reunirão especialistas internacionais para tratar temas como a cooperação regional entre os territórios transfronteiriços.

23 Outubro 2017

Começam as ações sobre Cooperação Transfronteiriça da Euroace que a Extremadura acolhe esta semana. A primeira tem lugar desde esta manhã no auditório San Francisco de Cáceres com o Foro de Cooperação Internacional e Cooperação Transfronteiriça na Iberoamérica, na qual especialistas europeus e do Equador, Colômbia e Mali debatem sobre os processos de cooperação iberoamericana e novas formas de cooperação internacional.
Por toda a semana, como explicou a diretora geral da Ação Exterior, Rosa Balas, sucederão em Mérida, Cáceres e Badajoz uma série de eventos relacionados em que participarão especialistas e representantes de mais de 30 países e que farão da região o epicentro da cooperação territorial da Europa.
O programa contínua amanhã com o “Encontro de Escola Transfronteiriça 2017” na Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura, um projeto da Associação Regional de Fronteiras Europeias (ARFE) e da Universidade holandesa de Radboud, Escola de Cooperação Transfronteiriça, para intercâmbio da experiência académica nesta matéria.
Nesta primeira sessão, acolhida pela Universidade da Extremadura, vão-se reunir os especialistas europeus, assim como da América do Norte, Israel, Iberoamérica e África, junto com diversos peritos na cooperação transfronteiriça extremenhos, portugueses e de outras regiões membros da ARFE.
Da mesma forma, quarta-feira, 25 de Outubro, o workshop “Impulsionar o crescimento e a coesão nas regiões fronteiriças da União Europeia” terá lugar na Assembleia da Extremadura, em Mérida. Trata-se do primeiro curso internacional organizado pela Comissão Europeia, dedicado a abordar as dificuldades existentes nestes territórios para trabalhadores, empresas e cidadãos. Nele, será apresentado o comunicado da União Europeia sobre “obstáculos à cooperação transfronteiriça”.
No dia 26 de Outubro celebra-se em Badajoz (Edificio Siglo XXI) o Comité Executivo e Assembleia Geral Anual da Associação Regional de Fronteiras Europeias (ARFE) com motivo do 750º aniversário do Tratado de Badajoz, o primeiro que delimita a fronteira luso-espanhola. Neste ato será eleito o novo presidente da ARFE.
Essa mesma quinta-feira à tarde e sexta-feira de manhã terá lugar, também em Badajoz, a Assembleia da Associação de Regiões Transfronteiriças, onde terá lugar o evento “Periferia no centro da coesão”, na qual “se vai analisar um relatório essencial para o futuro das políticas de coesão, das políticas regionais e o futuro dos fundos europeus”, onde se irá explicar a estratégia sobre a Economia Circular da Junta da Extremadura e onde se vai apresentar o projeto Screen, no qual participa a comunidade autónoma da Extremadura e de outras 11 regiões.

logo euroregiones

interreg

logo git junta