euroace
Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco

Olivença

Queimam intencionalmente a porta do Convento de “San Juan de Dios”

É o segundo ataque sofrido por este edifício do século XVI em duas semanas e, neste caso, o portão ficou completamente queimado.

20 Setembro 2019

É o segundo ataque sofrido por este edifício do século XVI em duas semanas e, neste caso, o portão ficou completamente queimado.

A porta de madeira do convento de San Juan de Dios de Olivença foi consumida pelo fogo hoje à noite devido a um acto de vandalismo, segundo a polícia da localidade oliventina citada pelo diário Hoy. “Alguém incendiou o acesso a este edifício do século XVI no meio da noite e as chamas consumiram a madeira quase completamente”.
O presidente do Ayuntamiento Olivença, Manuel José González Andrade, terá ficado bastante abalado com este ataque ao património local. "É preocupante que haja alguém doente por detrás e tenha sido muito desagradável", declarou ao mesmo jornal pacence.
González Andrade revelou que é o segundo ataque sofrido por este antigo convento em duas semanas. O primeiro foi deitar tinta na fachada. As autoridades municipais pensaram, inicialmente, ser um crime juvenil e repararam os danos sem problemas. Nesse caso, oautarca oliventino indica que a porta desapareceu, pelo que não há arranjo possível. Terá que ser substituído. As chamas também danificaram parte da fachada.Porta queimada em Olivença
O Conselho Municipal de Olivenza apresentou uma queixa à Guarda Civil e espera que, em colaboração com a polícia desta cidade, o culpado possa ser encontrado. O autor, ou autores, enfrenta um crime de dano ao património histórico.
A construção do convento de San Juan de Dios (antigo convento de Nossa Senhora da Conceição) começou em 1556. Actualmente, a capela é usada como sala de congressos e concertos. De facto, o autarca de Olivença indicou que foi planeado em um concerto a realizar dentro de uns dias.