Linhas de Elvas
Elióptica Julho 2019
Nutriprado
Liberdade Branco
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco

166 curtas-metragens candidatam-se ao prémio de Melhor Curta Metragem da 22ª Edição do FanCineGay

Vem aí o Festival Internacional de Cinema LGBT da Extremadura

Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México estão no topo da lista de países de origem

13 Setembro 2019

Na última segunda-feira, 19 de agosto, terminou o prazo para a inscrição de curtas-metragens da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema LGBT da Extremadura. Após a contagem final de candidaturas, 166 curtas-metragens serão as candidatas ao prémio de Melhor Curta-Metragem do 22º FanCineGay. Receberão a testemunha de “Miosótis”, de Ferran Navarro-Beltrán, que venceu no ano passado com o mesmo prémio, concorrendo entre um total de 148 obras.
Como todos os anos, um júri composto por 15 pessoas relacionadas ao cinema, comunicação, artes cénicas e activismo LGBT, será encarregado de escolher os títulos que farão parte da Selecção Oficial que serão exibidos em diferentes Ciclos no mundo. Locais oficiais do festival e entre os quais o vencedor será premiado como o melhor curta-metragem da edição.
Paralelamente, uma selecção de curtas-metragens adequados para menores percorrerá o Circuito Juvenil FanCineGay, que inclui cerca de vinte Espaços de Criação Jovem e Fábricas Jovens na região.
Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México estão no topo da lista de países de origem nesta edição, embora os títulos tenham sido enviados de todos os cantos do mundo, incluindo países como Eslovénia, Áustria, Malta, Coreia, Costa Rica , Cuba, Israel, Paraguai, Rússia ou Venezuela.
Da ficção ou do género documental, essas 166 obras narram as várias realidades LGBT em todo o mundo, destacando acima de tudo as alusões ao feminismo e os géneros de animação e video-arte. 
A lista de trabalhos seleccionados será divulgada ao longo do mês de outubro, coincidindo com a actualização do site do festival e com a apresentação da Programação Oficial da próxima edição do FanCineGay.