euroace
Linhas de Elvas
Elióptica Boas Festas
CCDRA
A Loja da Paula - 25 Anos
Nutriprado
Liberdade Branco
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já

Exportações extremenhas para Portugal aumentam

Crescimento de 12,6% até Agosto deste ano

19 Novembro 2018

Até Agosto deste ano as vendas de mercadorias da região autónoma espanhola da Extremadura para Portugal cresceram 12,6%, ou seja, três em cada 10 euros que a região espanhola exporta são para o nosso país.

Contudo no que toca a importações extremenhas, quatro em cada 10 euros são de origem portuguesa. Estes dados foram expostos por Isabel Gil Rosiña, responsável pelas relações internacionais da Extremadura, na Fehispor – Feira Luso-Espanhola. Gil Rosiña deu como exemplos a Eurocidade (Elvas-Badajoz-Campo Maior) e a eurorregião Eroace (Alentejo-Centro-Extremadura) para a “boa saúde” das transações comerciais entre Portugal e Extremadura, além da recuperação da linha ferroviária Elvas-Badajoz.

No entanto Yolanda García Seco, delegada do governo extremenho, mostrou-se preocupada com a despovoação na zona raiana. Um relatório da União Europeia mostra que a fronteira entre Portugal e Espanha regista uma das maiores taxas de despovoamento.

García Seco indicou que o governo espanhol vai dar prioridade à digitalização no acesso à banda larga em todo o território espanhol. Esta medida pretende alargar um maior desenvolvimento dos negócios espanhóis com o resto do mundo.