alimentos de extremadura
Linhas de Elvas
Nutriprado
Loja da Paula
Elióptica Novembro
Liberdade Branco
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Assine Já

Espanha

Central nuclear de Almaraz encerra até 2024

O prolongamento da vida útil da central tem sido contestado por grupos de defesa do ambiente em Portugal e Espanha.

17 Novembro 2018

A central nuclear de Almaraz vai encerrar, segundo o governo espanhol, até Julho de 2024, data em que é desligado o segundo reactor da instalação de produção de electricidade através de energia nuclear.

O primeiro reactor de Almaraz deverá fechar em Setembro de 2023. A garantia dada pelo governo de Madrid na quinta-feira com José Domínguez, secretário de Estado da Energia, a referir que não deverá prorrogar as licenças para as centrais nucleares quando estas atingirem os 40 anos de vida útil.

A central nuclear de Almaraz está situada a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, na província de Cáceres (Extremadura), numa das margens do rio Tejo, uma vez que é refrigerada por este.

Este equipamento deveria ter sido encerrado em 2010 mas a sua licença de funcionamento foi prolongada até 8 de Junho de 2020. Apesar de essa ser a data fixada para o seu encerramento, o Governo espanhol decidiu, no final do ano passado, ampliar as instalações, construindo um armazém de resíduos nucleares, nomeadamente para urânio.