Linhas de Elvas
Elióptica Regresso às Aulas
Nutriprado
Sanielvas 358x90 - Nov17
Linhas Rádio
Bricoelvas
Sanielvas 358x90 - Nov17
Américo Nunes
Bricoelvas
Assine Já
Linhas Rádio

Europadel: Projecto pioneiro alia a prática do padel ao turismo

Para além da construção de um complexo desportivo, projecto prevê ainda uma aposta na vertente turística, aproveitando a classificação de Elvas como Património Mundial.

25 Dezembro 2017

Para além da construção de um complexo desportivo, projecto prevê ainda uma aposta na vertente turística, aproveitando a classificação de Elvas como Património Mundial.

- O que é o Europadel?
O Europadel Lda é uma firma composta por dois sócios com uma missão concreta: Estabelecer em Elvas um projecto que, no âmbito do turismo de lazer, seja uma referência no Alentejo.

- Quais os motivos que levaram à criação da empresa?
O principal motivo de decidirmos criar o Europadel foi a certeza absoluta de que o padel seria um desporto dinamizador e também a ilusão de estabelecer um projecto pioneiro numa localização espetacular. O rápido apoio institucional da Câmara Municipal de Elvas e a confiança que depositaram neste projecto foi também outro dos motivos que favoreceu a nossa decisão, mesmo sendo o padel nessa altura um desporto pouco conhecido.

- O que oferece à comunidade?
O Europadel oferece um espaço desportivo de lazer e entretenimento que, juntamente com uma componente turística, pretende ser um lugar de interacção social e que, sem dúvida, se irá impor como uma alternativa de hábitos saudáveis, em oposição a uma vida de sedentarismo e rotina.

- Que serviços pode o cliente usufruir?
O principal serviço que o Europadel oferece é a prática da modalidade desportiva do padel, acompanhada por uma série de outras actividades relacionadas com o turismo do lazer, para o qual estarão disponíveis alternativas como bicicletas eléctricas, segways, rotas pedonais, visitas aos principais monumentos e empresas do Alentejo, entre outras. Paralelamente, o cliente poderá utilizar uma sala de actividades dirigidas, terá à sua disposição uma moderna sala de meios audiovisuais em que decorrerão cursos, conferências e reuniões relacionadas com os serviços oferecidos.

- Haverá algum tipo de ofertas ou promoções quando abrir?
Inicialmente, e porque em Elvas não se pratica este desporto, será facilitada a iniciação na modalidade através de aulas gratuitas, com apoio tanto a nível técnico como a nível físico. Na loja, que se situará na entrada do clube, será fornecido equipamento desportivo, fundamentalmente ténis, raquetes de padel e roupa técnica especializada. Um documento estará disponível para que os interessados se tornem sócios, beneficiando de uma série de vantagens, não só a nível de preços no clube, mas também em outras empresas colaboradoras e patrocinadoras.

- Quais serão as principais apostas?
A aposta principal do Europadel é a de ser um centro desportivo e turístico, de referência no Alentejo, capaz de ultrapassar fronteiras. Foi por e para isso que o projecto levado a cabo assenta principalmente no bem estar do utilizador, com o firme compromisso de levar a cabo a construção de um local inovador e respeitador do meio ambiente, com uma grande eficiência energética. O Europadel apresenta-se como um operador turístico, não só a nível regional mas internacional, pelo que está a proceder à realização de filmes, vídeos e catálogos, meios pelos quais se dará a conhecer aos principais países da Europa, com a presença em feiras internacionais de turismo e desporto, propondo acordos de intercâmbios culturais.

- O que levou a optar por esta localização?
Não há dúvida que a localização e o meio envolvente não podiam ser melhores: o terreno elevado integrado num espaço adjacente a outras instalações desportivas. Esta localização foi o que motivou a alteração no projecto inicialmente desenhado, adaptando-o para que possa receber competições internacionais.

- Quais os desafios face à actualidade?
O Europadel enfrenta um desafio ambicioso: Ser um espaço de turismo de lazer internacional, de referência e cuja base seja a prática desportiva do padel. Podemos afirmar que não existe nenhum espaço de características similares com elementos diferenciadores que se irão descobrindo a pouco e pouco.

- Que elementos compõem a equipa da Europadel?
A equipa da Europadel conta com dois gerentes e uma directora de comunicação e relações internacionais, que está neste momento a ultimar os detalhes da participação da Europadel na Feira Internacional de Turismo de Madrid, que terá lugar em Janeiro, e a coordenar a gravação dos vídeos promocionais da cidade de Elvas. O resto do pessoal qualificado necessário será incorporado à medida das necessidades do projecto, até um total de 12 postos de trabalho.

- Quais as principais características das instalações?
Tratou-se de aproveitar o marco incomparável onde as instalações se encontram, elevando o clube, o que representou um esforço redobrado para nós na altura de assentar as terras, obrigando a recorrer a um grande muro de contenção, que anuncia a presença de uma construção singular. No interior situa-se, à entrada, uma recepção com uma loja de material desportivo especializado disposto em mobiliário funcional adequado a uma instalação desportiva. Também estarão à disposição dos utilizadores dois amplos balneários, com seis duches cada, assim como uma zona tripla dividida em ambientes diferenciados, com vista total para os cinco campos cobertos de padel, utilizando na sua construção materiais inovadores dotados dos últimos avanços tecnológicos. De ambos dos lados do edifício estará uma sala de meios audiovisuais e uma sala de acondicionamento físico, com elementos inovadores. Cada uma destas salas terá mais de 100m2. Para levar a cabo a construção, foi necessário adoptar soluções de eficiência energética e de cuidado com o meio ambiente. Utilizar-se-ão coberturas de policarbonato que diminuirão o consumo de eletricidade, optimizando a utilização de energia solar. Para a iluminação artificial recorrer-se-á a tecnologia led, evitando a contaminação luminosa e, mais uma vez, diminuído o consumo energético.

- Que mensagem gostariam de deixar?
A Europadel pretende ser uma referência social de relações pessoais alimentadas pelo desporto, com a capacidade necessária para ajudar a dinamizar Elvas e todo o Alentejo. A nossa mensagem é bem clara: momentos únicos. O projecto da Europadel conta com a ajuda do Turismo de Portugal e é beneficiário de financiamento através do Portugal 20/20, e é também graças a estas instituições que está a ser possível levar o projecto avante.

- Qual será o horário de funcionamento?
As instalações estarão abertas 365 dias por ano, das 9:30 até as 22 no Inverno e no Verão até às 23.