Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
El Faro - Campanha de Verão
Elióptica 2020 - Proteja os olhos
Camelo Maio 2020
Elióptica 2020 - Loja Online
Bricoelvas
Nabeirauto - Opel Mokka
Jocriauto 012020
Sanielvas 358x90 - Nov17
Jocriauto 012020
Nabeirauto - Opel Mokka

Dicas/Auto

Descubra mais sobre o amortecedor do carro

Se existe um componente desta suspensão onde os profissionais e condutores normalmente tem a impressão errada ou equivocada, é o amortecedor.

13 Abril 2020

O sistema de suspensão não é devidamente conhecido como deveria ser pelos motoristas. Este sistema, como é comum, tem diversos componentes para garantir seu bom e correto funcionamento, e influência no comportamento do veículo, de diversas formas, pois tem como objetivo absorver as vibrações das rodas, garantindo conforto para os passageiros do veículo.

Se existe um componente desta suspensão onde os profissionais e condutores normalmente tem a impressão errada ou equivocada, é o amortecedor.

Este acessório tornou-se extremamente necessário quando se passou a utilizar molas para absorver as vibrações e impactos provenientes da superfície na qual o veículo circula. Tais itens ocorrem devido aos componentes ignorarem as imperfeições do solo, buscando manter o carro alinhado e sem sair do seu rumo. Daí, a roda recebe o impacto e tende a conter a oscilação sofrida pela mola.

Os amortecedores são formados por dois componentes que se movimentam entre si. Por intermédio das molas, controlam os movimentos e diminuem as variações do solo.

Podem ser classificados como: hidráulicos ou pressurizados. O amortecedor hidráulico trabalha com um pistão que se move dentro de um tubo contendo óleo. Válvulas reguladoras e canais de passagem controlam o fluxo de óleo em ambos os sentidos. Já os amortecedores pressurizados possuem a mesma dinâmica de trabalho em relação ao hidráulico, porém trabalham com gás nitrogénio e óleo.

O gás previne que ocorra a formação de bolhas dentro do amortecedor (evita a aeração) garantindo maior estabilidade no veículo durante o seu percurso e evita ainda a cavitação, pois o nitrogénio arrefece o fluido lubrificante.

Para fixar melhor, podemos resumir o amortecedor com três funções básicas, que são: manter o contato dos pneus com o solo; controlar os movimentos de abertura e fecho das molas; e proporcionar conforto, estabilidade e segurança ao veículo.

Sendo assim, é possível ter: controlo do movimento da suspensão; diminuição da distância de travagem; redução do desgaste dos pneus; diminuição do desgaste dos componentes da suspensão; conservação dos pneus em permanente contato com o solo; controlo da movimentação das molas; sustentação do alinhamento das rodas; domínio da movimentação do veículo: rolagem, balanço, mergulho e subida na aceleração; e redução da fadiga do motorista.

Analisando o funcionamento do automóvel como um todo, podemos afirmar sem dúvida alguma que os amortecedores são componentes essenciais para a dirigibilidade do veículo. Sendo assim, faça a manutenção correta do seu veículo, respeite o tempo e o limite de quilómetros rodados, sempre analisando a suspensão e se o amortecedor está em seu perfeito estado. Caso não esteja, é possível comprar essa e outras peças em lojas online como o site www.autopecas-online.pt ou lojas físicas que seja confiável, com custo acessível e garantia de qualidade.