Coronavírus Covid-19
Linhas de Elvas
El Faro - Abril 2020
CCDRA 4º Trimestre 2019
Linhas em sua casa
Elióptica 2020 - 5
Jocriauto 012020
Linhas de Elvas
Nabeiroauto - Abril 2020
Jocriauto 012020
Nabeiroauto - Abril 2020
Linhas de Elvas
Assine Já
Sanielvas 358x90 - Nov17

Estudo da Imovirtual revela os melhores locais para investimento mobiliário

A Imovirtual lançou recentemente um estudo que revela as melhores localizações para investimentos imobiliários para quem chega ao país, com base em vários fatores.

16 Janeiro 2020

Portugal é um destino extremamente popular entre os expatriados por várias razões: desde o clima ensolarado com praias imaculadas às leis tributárias favoráveis, tornando-se claro o porquê de milhares de pessoas estarem a migrar para o país. A Imovirtual lançou recentemente um estudo que revela as melhores localizações para investimentos imobiliários para quem chega ao país, com base em vários fatores.

Entre os cinco principais locais da lista, dois encontram-se em Lisboa, capital de Portugal e que se mostra a aposta economicamente mais segura do país no que diz respeito ao investimento imobiliário. Desde o crash de 2008, Lisboa deu início e auxiliou a recuperação económica do país, reforçando a confiança do investidor no mercado imobiliário com aumentos médios anuais de 7,3% no valor das propriedades, ficando atrás apenas do Algarve nesse aspecto.

Lisboa é possivelmente a resposta mais óbvia da lista, visto que a maioria dos compradores a tem como alvo. Para além disto, Lisboa abriga um dos maiores rendimentos com arrendamento no país, com o rendimento médio na capital a variar entre 4,5% e 6,7%, de acordo com o Global Property Guide, tornando a cidade o local perfeito para investir em futuros proprietários.

De entre as várias localizações apresentadas pela Imovirtual, o Porto também reivindica dois lugares entre os cinco primeiros, com propriedades em Vila Nova de Gaia e Gondomar a ser citadas como a 3ª e a 4ª, respetivamente,  melhor localização para investir. Os preços médios do arredamento das propriedades em ambos os locais estão bem acima de € 700, e o rendimento anual é estimado em 6,79%. Claramente, as cidades são um paraíso para os atuais proprietários, mas os novos investidores também podem começar a ver esses retornos num futuro próximo, uma vez que o Porto se torna uma das áreas mais populares do país para investimentos.

Nos últimos dois anos, o Porto revitalizou-se com novos e grandes investimentos do governo em áreas públicas: novas estradas, bibliotecas e universidades tiveram melhorias, e isso refletiu-se claramente no valor do mercado imobiliário local. O Porto registou o maior aumento de todos os 24 distritos de Portugal, com um incremento de 15,6% em 2018, 1,8% à frente da Amadora e Seixal, os dois distritos mais próximos. Parte da razão para este enorme aumento no valor das propriedades pode também ser atribuída às novas leis da propriedade que foram aprovadas em Portugal após a queda de 2008. Estas leis ajudaram a salvaguardar o mercado e deram mais proteção aos proprietários.

Do investimento público às novas leis do leasing, há claramente uma infinidade de razões pelas quais estes locais se tornaram pontos críticos para os investimentos imobiliários. Lisboa continuará a ser a pedra angular de uma crescente economia portuguesa e, com o Porto logo atrás, aproveitando a onda de investimentos públicos, o mercado imobiliário nessas áreas continua entre as apostas mais seguras do país.