euroace
Linhas de Elvas
A Loja da Paula - 25 Anos
Elióptica Boas Festas
CCDRA
Nutriprado
Liberdade Branco
Sanielvas 358x90 - Nov17
Liberdade Branco
Assine Já

Rali Dakar apresentado durante a Baja TT Reguengos de Monsaraz

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se entre os dias 25 e 27 de Maio.

23 Maio 2018

A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai realizar-se entre os dias 25 e 27 de Maio.
Mais de 190 pilotos em automóveis, motos, quads e ssv vão disputar a vitória nesta prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.
Esta é a trigésima edição da segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das maiores manifestações desportivas realizadas no Alentejo, juntando anualmente milhares de pessoas durante o prólogo e nos dois sectores selectivos da competição.
Este ano, Reguengos de Monsaraz vai receber, no dia 25 de Maio, pelas 19 horas, no auditório municipal, a primeira apresentação mundial do Rali Dakar 2019, pois o Dakar World Tour vai arrancar em Portugal.
A Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal é a terceira etapa do nacional de automóveis e a quarta do calendário de motos, quads e ssv. Nesta edição, a maior parte do percurso da prova localiza-se no concelho de Reguengos de Monsaraz, terá 40 por cento de novos troços e uma zona espectáculo, nomeadamente nas imediações da praia fluvial de Monsaraz, local onde se vai disputar o prólogo.
Pelo segundo ano, a Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal vai ter uma cerimónia de partida no centro da cidade. Na tarde de sexta-feira realizam-se as verificações técnicas e pelas 21 horas todas as viaturas vão passar pelo palanque instalado na Praça da Liberdade, numa festa que terminará com um espectáculo de fogo-de-artifício.
Nesta cerimónia vão ser homenageados Paulo Romão, vencedor da primeira edição da prova de Reguengos de Monsaraz em 1989 e que vai regressar ao volante de um ssv, e Miguel Barbosa, que foi campeão nacional de todo-o-terreno e vencedor desta prova em 2002, 2003, 2005, 2008, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015.
Na manhã de sábado, dia 26 de Maio, realiza-se o prólogo de oito quilómetros junto ao Centro Náutico de Monsaraz. O primeiro concorrente em motos parte às 8,30h e duas horas mais tarde o primeiro automóvel. À tarde decorre o primeiro sector selectivo, com 139 quilómetros para os automóveis e 70 quilómetros para as motos, quads e ssv. Às 13 horas será dada a partida para o primeiro piloto em moto e às 15,35h para o de automóveis.
No domingo realiza-se o segundo sector selectivo, com início às 7,45h para o primeiro concorrente em moto e às 11,30h para os automóveis, em que todos os concorrentes vão realizar os 139 quilómetros do percurso. O palanque de chegadas vai estar no centro da cidade de Reguengos de Monsaraz, na Praça da Liberdade, local onde vai decorrer, a partir das 16 horas, a festa final do rali e a cerimónia de pódio com a entrega dos prémios.
Os automóveis vão disputar os troféus do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno nas categorias T0, T1, T2 e T8, a Taça Nacional de Todo-o-Terreno, a Taça Ibérica e o Desafio Total/Mazda. O rali conta também para o campeonato nacional de motos, quads e ssv, Troféu Polaris, Troféu Can-Am e Taça Yamaha.
Esta edição da Baja TT Reguengos de Monsaraz Capital dos Vinhos de Portugal terá mais dois troféus. Destinado aos automóveis, o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva é organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e pelo Motor Club Villafranca de los Barrios (Espanha) e contempla a realização de duas provas, nomeadamente a Baja TT de Reguengos de Monsaraz e o Rally TT Baja Dehesa de Extremadura, que decorrerá nos dias 9 e 10 de Junho em Espanha. Haverá 10 mil euros em prémios para os três primeiros da classificação geral das categorias T1 e T2.
O Troféu Casa Valadas atribuirá prémios aos três pilotos melhor classificados em moto e quad do concelho de Reguengos de Monsaraz. A organização vai também oferecer vouchers de alojamento de um fim-de-semana aos vencedores das categorias auto, moto, quad e ssv em unidades de turismo do concelho.