Linhas de Elvas
Nutriprado
Sanielvas 358x90
Intermarché
Intermarché
Sanielvas 358x90

Exposição da colecção Cachola inaugurada no Pátio da Galé

10 Junho 2016

A exposição “Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes”, conjunta entre o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) e Museu do Design e da Moda (MUDE), foi inaugurada quinta-feira, dia 9 de Junho, na Sala do Risco - Pátio da Galé, em Lisboa.

No acto marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, bem como o coleccionador António Cachola e a directora do MUDE, Bárbara Coutinho, entre outras individualidades, artistas e galeristas.
A mostra realiza-se em dois pólos: Elvas e Lisboa, numa parceria entre os dois núcleos museológicos e que coloca em diálogo as geografias e colecções dos dois museus para sublinhar afinidades, sobreposições ou correlações que desafiam as fronteiras entre o design e as artes. 
A exposição, que tem como curadora Bárbara Coutinho, directora do MUDE, tem patente os diferentes aspectos da relação entre o design e as artes, estabelecendo diálogos entre disciplinas, geografias, museus e colecções - Colecção Francisco Capelo em depósito no MUDE e Colecção António Cachola no MACE. Em Lisboa a exposição vai ser inaugurada a 9 de Junho na Sala do Risco - Pátio da Galé.
A abordagem desta mostra é conjunta, sendo que no MACE a exposição privilegia obras que traduzem a influência da tradição pictórica e o trabalho realizado sobre a representação bidimensional, enquanto que na capital dar-se-á destaque às peças que reflectem sobre o objecto, o espaço e a arquitectura. As duas apresentações reúnem mais de 125 obras de 100 autores de diferentes gerações e percursos, portugueses e estrangeiros, colocados lado a lado para estimular a descoberta de pontos de contacto entre arte e design.
A evolução das artes e do design é marcada por intersecções constantes, em especial durante o século passado, do Construtivismo Russo ao Abstracionismo Lírico, da Pop Art ao Pós-Modernismo. Se muitos são os artistas cujas propostas invadem o universo do design, encontramos frequentemente nas peças de design referências várias ao universo das artes visuais. Actualmente, as zonas de fronteira encontram-se ainda mais diluídas, dada a evolução das duas disciplinas.
“Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes” resulta de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Elvas, assinalando aquela que será a primeira exposição da programação "MUDE FORA DE PORTAS", dado que o Museu da capital vai estar encerrado para obras de reabilitação até Setembro de 2017 e  o MACE celebra 10 anos em Julho de 2017.
A mostra vai ficar patente ao público até 25 de Setembro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, podendo ser visitada à terça das 14 às 18 horas e de quarta a domingo das 11 às 18 horas. No Pátio da Galé pode ser visitada até 15 de Setembro.